Operação Faz Tudo:  Secretaria de Educação colabora com investigações do Ministério Público em Caldas Novas

Deflagrada hoje (15) pela manhã, em três municípios goianos, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Caldas Novas, a Operação Faz Tudo, que é comandada pelo Ministério Público do Estado de Goiás, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Centro de Inteligência (CIMP), com o apoio das Polícias Militar e Civil.

Segundo informações, a investigação ainda em curso, apura denúncias de prática de crimes de fraude em licitação, de falsificação, de lavagem de dinheiro e organização criminosa, cometidos, em tese, por empresários e servidores públicos do município de Caldas Novas, ligados à Secretaria de Educação.

Em resposta ao fato, a Secretaria de Educação de Caldas Novas, informou à imprensa e população, através de nota oficial, que o órgão está colaborando integralmente com o grupo de investigação do Ministério Público, que coordena a “Operação Faz Tudo”. Em síntese, foram fornecidos aos órgãos fiscalizadores documentos e computadores relativos à investigação, e o servidor da pasta, Andrey Vieira presta depoimento à promotoria.

A Secretaria reafirma ainda, que “caso sejam comprovadas irregularidades, depois de findo o processo judicial, qualquer servidor e/ou empresas relacionados à práticas irregulares serão exemplarmente punidos conforme determina as penas da Lei”.

Em Caldas Novas foi realizado um mandado de prisão temporária e quatro de busca e apreensão, de um total de treze mandados judiciais, dos quais, seis de prisão temporária, um de condução coercitiva e seis de busca e apreensão.

O ato deflagrado pelo Ministério Público faz parte das atribuições do órgão, especialmente no que diz respeito à investigar, mas ainda é cedo para afirmar se há ou não alguma irregularidade, tampouco fazer pré julgamentos.

De acordo ainda com o Ministério Público, todos os mandados judiciais foram cumpridos e os promotores envolvidos na operação, concederão entrevista coletiva às 15h30, na sede do órgão, em Goiânia.

Pelas redes sociais, o prefeito Evandro Magal afirmou que determinou ao secretário de Educação, Jesiel Simplício “total e irrestrito apoio ao MP e à Justiça”. Segundo Magal, havendo comprovação de culpa, todas as medidas cabíveis em Lei serão tomadas. “Nosso governo não tolera atos irregulares e desvios e, neste caso, que seja feita a imediata e irrevogável exoneração de todos que sejam comprovadamente culpados”, determinou.

Segue nota enviada pela Secretaria Municipal de Educação na íntegra.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Secretaria de Educação – Caldas Novas – Goiás

A Secretaria de Educação de Caldas Novas informa publicamente que está colaborando integralmente com o grupo de investigação do Ministério Público de Goiás, que coordena a “Operação Faz Tudo”, que acontece em Caldas Novas e mais três municípios no Estado.

A Secretaria de Educação de Caldas Novas ressalta a imprensa e à sociedade que foram fornecidos aos órgãos fiscalizadores documentos e computadores relativos à Pasta, no que se referem a notas fiscais de serviços de manutenção de ar-condicionado e recuperação de vidros (laudo de entrega em anexo).

O funcionário Andrey Vieira está prestando depoimento à 2ª Promotoria de Caldas Novas acompanhado de advogado. A Secretaria de Educação reitera que o servidor Andrey Vieira é, até onde se tem conhecimento, cumpridor de suas obrigações, filho de família ilibada e tradicional de Caldas Novas, Morrinhos e Rio Quente, e como todo cidadão brasileiro, compete-lhe a presunção de inocência sobre as acusações que lhe foram imputadas até o momento.

O secretário de Educação, Jesiel Simplício, concedeu entrevista às emissoras de rádio e televisão de Caldas Novas e região na manhã de hoje, 15 de junho de 2016 e, durante a fala, ressaltou o compromisso com a transparência e a total colaboração com a Justiça e o Ministério Público por parte da Secretaria de Educação.

A Secretaria de Educação de Caldas Novas reafirma que, caso sejam comprovadas irregularidades, depois de findo o processo judicial, qualquer servidor e/ou empresas relacionados à práticas irregulares serão exemplarmente punidos conforme determina as penas da Lei. A Secretaria de Educação de Caldas Novas coloca-se a disposição integralmente da comunidade para esclarecimentos adicionais.

Secretaria Municipal de Educação

Caldas Novas – Goiás

15 de Junho de 2016

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#colunadofreitas | Resultado das contas públicas Brasil em 2023

Os governos estaduais, municipais e federal, organizam as suas finanças através das suas contabilidades semelhantes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *