Após anos de espera, pacientes que necessitam de hemodiálise, não precisarão mais deslocar para outras cidades em busca de tratamento. Na próxima segunda feira [02/03], às 17 hs, será inaugurado o Hospital do Rim em Caldas Novas. A boa notícia foi repassada pelo Deputado Estadual, Marquinho Palmerston [PSDB], que informou ainda, que o atendimento na Unidade de Saúde será realizado também, através do Sistema Único de Saúde [SUS].
Segundo o deputado, o trabalho do prefeito Evandro Magal [PP] foi fundamental e possibilitou o projeto, principalmente na busca do apoio do Governo de Goiás e do Ministério da Saúde, no intuito de oferecer tratamento gratuito à população. O hospital foi construído no setor Caldas do Oeste e contará com atendimento de urologistas e nefrologistas. Para o deputado, o próximo passo agora, é alocar recursos para a construção de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município.
Pronto desde 2013, o Hospital dos Rins em Caldas Novas, seguia fechado devido à falta de credenciamento no SUS e apoio do município, o que inviabilizava seu funcionamento. A unidade foi construída pela iniciativa privada e deverá operar por meio de uma parceria com a prefeitura, através de convênio do Sistema Único de Saúde [SUS]. Com total respaldo do Deputado Estadual, Marquinho Palmerston, do prefeito Evandro Magal e do Governador Marconi Perillo, a Unidade Hospitalar pôde ser concluída.
De acordo com a proprietária do hospital, médica nefrologista, Luciene Martins de Oliveira Niz, toda a obra foi custeada com recursos próprios e com financiamento junto ao Governo Federal. Dispondo de quatro mil metros quadrados de área construída, a unidade possui vinte máquinas para hemodiálise, além de contar com toda infraestrutura adequada e equipe multiprofissional altamente especializada.
Teresa Cristina [Teka]
Créditos da Fotografia: Carlos Costa/Assembléia Legislativa