26 de outubro de 2021

Catalão está na lista das 50 cidades de médio porte mais desenvolvidas no Brasil

Ranking foi divulgado pela revista Exame, levando em consideração 13 fatores econômicos

Catalão está entre as 50 cidades de médio porte mais desenvolvidas do Brasil, de acordo com ranking divulgado pela Revista Exame. Os dados apontam que município ficou na 32ª colocação, a partir da análise de 13 indicadores econômicos, entre eles, Produto Interno Bruto (PIB) per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Na análise, cada um dos critérios ganhou um peso de acordo com sua importância, totalizando 14 pontos.

O estudo foi produzido a partir de dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes — enquadradas no conceito de “média-pequenas”. Municípios desse porte são responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no país, além de concentrarem 11% das empresas e 12% da população.

Catalão é uma das principais cidades de Goiás e tem como força motriz da economia a atividade mineral e o polo automotivo. Em entrevista ao site Goiás 247, o prefeito Jardel Sebba (PSDB) comemorou o resultado e disse que a cidade tem margem para crescimento. Neste mês, a presidente Dilma Rousseff (PT) confirmou a instalação de uma universidade federal no município.

“Catalão é um dos municípios que colaboram para que o Estado de Goiás seja referência em crescimento e inovação mesmo em tempos de crise. Trabalhamos parar melhorar os índices econômicos e sociais e temos o apoio total do governador de Marconi Perillo nessa empreitada. A instalação da universidade federal em Catalão será o marco de um novo ciclo de desenvolvimento”, disse Jardel.

O que mais chama a atenção na situação avaliada em Catalão é o PIB per capita, que representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos. Dos 50 municípios que aparecem no ranking, apenas oito têm um PIB maior que Catalão. O PIB per capita da cidade é de R$ 60.915,30, entretanto vale destacar que a pesquisa utilizou dados do ano de 2012 para chegar ao valor mencionado.

 

Quatro cidades goianas na lista

 

Quatro cidades goianas aparecem no ranking: Senador Canedo (4ª posição); Itumbiara (25ª posição); Catalão (32ª posição) e Cristalina (33ª posição). Catalão, que figura na 32ª posição, possui população estimada em 98.737 habitantes. A expectativa de vida é de 74,12 anos e a taxa de analfabetismo é de 5,5% (de acordo com dados do ano de 2010).

 

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*