#caldasnovas | Hudson Matheus cobra solução definitiva no abastecimento de água do Tamburi

O vereador da base, Hudson Matheus [PSDB], foi à tribuna da Câmara Municipal de Caldas Novas nesta 4ª sessão ordinária do mês de maio, cobrar do Poder Executivo e do DEMAE – Departamento de Águas e Esgotos, obras de saneamento básico no setor Estância Tamburi.

O parlamentar elencou que o bairro é antigo, tem mais de 15 anos, e que há um número razoável de moradias. Mas que apesar disso, a localidade NÃO DISPÕE DE ÁGUA TRATADA NA TORNEIRA, emissários de rede de esgoto e nem de um local adequado para o tratamento dos resíduos do esgoto doméstico.

O abastecimento de água tratada no setor é realizado via caminhão-pipa, três vezes por semana, no entanto a água transportada pelo caminhão-pipa usada para consumo humano deveria visar suprimir uma falta momentânea. Porém não é raro este tipo de abastecimento ser rotineiro e a única forma de algumas localidades do Município terem acesso a água potável.

O jovem parlamentar ainda destacou que quase 35 milhões de brasileiros ainda vivem sem água tratada e outros 100 milhões não são atendidos pela coleta de esgoto. Somados, esses fatores resultam na proliferação de doenças que poderiam ser evitadas, mas que, por conta da precariedade dos serviços de saneamento acabam se agravando. Dados do IBGE apontam que a falta de saneamento mata 11 mil pessoas por ano no Brasil. Desse número, há uma grande quantidade de óbitos de idosos com 60 anos ou mais.

Para Hudson Matheus os serviços de saneamento são essenciais para a população, e devem ser vistos como investimento e nunca despesa pelo administrador. Ainda segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, a cada um real gasto em Saneamento Básico, se economizam quatro reais em Saúde, o que corrobora ainda mais para a indispensabilidade dos serviços de saneamento.

“Sabemos que se trata de uma obra que envolve uma série de questões burocráticas, inclusive, a mais crucial, que é a parte financeira, porém, como se trata de saúde pública, necessário se faz com que o Poder Executivo se preocupe com o assunto. É imprescindível promover o bem-estar dos munícipes. O poder público deve dar a atenção devida aos cidadãos, pois são eles quem pagam os impostos e contribuem para o desenvolvimento do nosso município. ”, disse Vereador Hudson Matheus em Sessão.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#caldasnovas | Mais uma atração confirmada no Arraiá das Águas Quentes

Além do Padre Fábio de Melo, foi confirmado nesta quarta-feira, 12, pelo prefeito Kleber Marra, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *