#tecnologia | Goiás é o segundo mais digitalizado do Brasil

Goiás alcançou a segunda melhor avaliação no ranking dos estados mais digitalizados do Brasil, conforme levantamento divulgado, nesta semana, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC).

O resultado, avalia o governador Ronaldo Caiado, é consequência do avanço na utilização de tecnologias digitais pelo governo para oferecer serviços públicos de qualidade à sociedade, eliminando a burocracia.

“É o reflexo de uma gestão que é voltada para o desenvolvimento econômico e social da nossa gente. A digitalização, o menor tempo para a ação e a melhoria na qualidade de vida das pessoas são fundamentos do nosso governo”, pontua o chefe do Executivo.

O governador lembra que o Estado oferece mais de 110 serviços ao cidadão de forma virtual, por meio do Portal Expresso.

O levantamento da ABEP-TIC analisou a digitalização dos governos estaduais em 35 itens, distribuídos em três níveis: capacidade para a oferta digital, oferta de serviços e normatização.

Entre os pontos analisados estão: identificação do cidadão, ouvidoria e simplificação de serviços, aspectos de assinaturas eletrônicas, governança digital, obtenção de documentos, além de saúde, educação, segurança pública, direitos humanos e adequação à legislação federal.

RANKING DOS ESTADOS MAIS DIGITALIZADOS DO BRASIL

No ranking geral, Goiás fica atrás apenas do Rio Grande do Sul, mesma posição alcançada em 2022, e elevou sua pontuação de 131,75 para 143,25 de um ano para o outro.

Secretário-geral do Governo, Adriano da Rocha Lima acredita que a evolução mostra que o governo “fez o dever de casa”, após figurar entre os 10 piores no início de 2019.

“Ampliamos nossa digitalização e gabaritamos todos os quesitos avaliados, ficando a uma distância mínima do primeiro colocado”, reflete.

EXPRESSO

plataforma Expresso oferece um leque de serviços digitalizados por meio do portal www.expresso.go.gov.br e, constantemente, recebe novas funções de acordo com a demanda do cidadão.

Além do Expresso Web, o acesso aos serviços também pode ser feito por meio do aplicativo Expresso Goiás – disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS. O portal é fruto de parceria entre as secretarias da Administração (Sead) e Secretaria-Geral do Governo (SGG).

Editado por Juliana Carnevalli via Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

COLUNA do Freitas – Banco Central contra o Brasil

Em primeiro lugar, esse espaço se solidariza com o povo do Rio Grande do Sul que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *