#rioquente | Caiado assina pacto pela água e anuncia medidas ambientais

O governador Ronaldo Caiado assinou o Pacto Pela Governança da Água junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), nesta segunda-feira (11/09), em Rio Quente, durante a abertura oficial do Seminário Águas para o futuro.

O documento permitirá que a gestão do recurso natural no estado possa receber cerca de R$ 7 milhões nos próximos cinco anos. O seminário é organizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e entidades da iniciativa privada.

O chefe do Executivo goiano ressalta que se faz um grande debate e em total consonância com aquilo que o mundo espera, que é ter água. Para Caiado, discutir o assunto da água é muito desafiador, mas Goiás faz isso com muita responsabilidade.

“Trata-se de uma riqueza natural fundamental, devastada em muitos lugares do mundo. Mas, aqui no nosso estado, vamos mostrar como cuidar dela e preservá-la para o futuro”, disse o governador.

PACTO PELA GOVERNANÇA DA ÁGUA

Com a assinatura, todos os estados da região Centro-Oeste agora integram o pacto. O governador explica que Goiás tem projetos arrojados para a preservação das águas, para a recuperação da capacidade de oferta nas cidades e para o aumento da ligação que ampliará a capacidade produtiva.

“Mostramos controle e impomos regras claras para dizer o que pode ou não ser usado e de que maneira deve ser utilizado. Esperamos servir de exemplo para outros estados e para o mundo”, completou Caiado.

A titular da Semad, Andrea Vulcanis, destaca que já é preparado a governança com a sociedade goiana e se interrelacionando com outros países, com outras unidades da Federação, “porque as águas não respeitam limites geográficos ou políticos”.

Segundo o diretor da ANA, Filipe de Mello Sampaio Cunha, durante os próximos cinco anos, a autarquia federal poderá celebrar com o estado a transferência de até R$ 7 milhões em programas.

“Temos visto o fortalecimento da gestão de recursos hídricos. É uma alegria ter Goiás como parceiro para preservar esse recurso que é muito importante para nossas vidas e das futuras gerações”.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#goiás | 3ª Edição do Goyazes Festival de Fotografia: Um Encontro de Arte e Reflexão

A 3ª edição do Goyazes Festival de Fotografia será realizada a partir do dia 11 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *