Rio Quente intensifica ações contra o Aedes Aegypti

Nesta semana, o município de Rio Quente, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações, contra o mosquito Aedes Aegypti, principal vetor de transmissão da Dengue, febre chicungunha e zika vírus. Uma grande mobilização, que contou com o esforço do prefeito Fernando Gonzaga (PSDB), da secretária de Saúde, Ligia Ponce, de todo secretariado, vereadores, bombeiros militares, população em geral e parceiros da administração municipal.

Para o prefeito, a ação é de extrema urgência e importância. “Além da dengue, o Aedes aegypti está relacionado também à transmissão da zika e chikungunya. Rio Quente não pode correr esse risco e a comunidade tem um papel fundamental nesse trabalho. Contamos com o apoio de todos”, completou Fernando Gonzaga, que deixou claro, que as ações partirão sempre da Secretaria de Saúde e que as demais Secretarias darão o suporte essencial para o desenvolvimento dos trabalhos.

Entre as ações colocadas em prática pela Prefeitura de Rio Quente, estão às orientações de casa em casa, nas escolas e também nos comércios, para que a população denuncie possíveis focos de transmissão do mosquito. Além disso, o secretário de governo, Avenir Gonzaga, conseguiu mobilizar a todos, para o mutirão de limpeza urbana, que também acontece dentro das atividades de alerta e conscientização. A aplicação de cloração e herbicidas em locais que aguarda a drenagem de aguas e a retirada de lixo e entulho, também tem sido feito.

A mobilização, denominada “Rio Quente contra o Aedes”, contou ainda, com a presença do deputado estadual, Marquinho Palmeston (PSDB), que é representante do município na Assembléia Legislativa. Segundo ele, a mobilização é muito importante, pois chama atenção para as doenças transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, e incentiva a população a reforçar medidas de prevenção, que envolvem a eliminação de possíveis focos do inseto.

 

O plano emergencial de combate ao Aedes deve atingir todos os bairros da cidade durante o mês de fevereiro, e prevê a mobilização de servidores municipais, voluntários e da população em geral, por meio de uma força tarefa para a ampliação das atividades de combate ao vetor.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#brasil | ACM Neto banca Caiado como candidato do União Brasil a presidente

Em palestra na Fundação Fernando Henrique Cardoso, o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *