#imunização | Goiás começa a vacinar contra a Influenza

O Governo de Goiás lançou, na manhã desta sexta-feira (22/03), a Campanha de Vacinação contra a Influenza, antecipada em um mês em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país e a ocorrência, em Goiás, de 17 casos confirmados e três mortes pela doença.

Para a efetivação da campanha, nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) começou a distribuir aos municípios as doses da primeira remessa do imunizante enviada pelo Ministério da Saúde, com 240 mil unidades.

Em Goiás, são mais de 900 salas de vacinação disponíveis para população.

“O objetivo da antecipação é proteger a população, especialmente os mais vulneráveis, e evitar o aumento de casos e óbitos”, afirmou o secretário da SES, Rasível Santos, durante a abertura da campanha, em Senador Canedo.

O secretário pede ainda que todos, além de procurarem a vacina, fiquem atentos aos sintomas, como febre e tosse, buscando rapidamente a assistência médica adequada.

A secretaria também tem orientado os municípios a criarem e fortalecerem estratégias para ampliar a cobertura. Entre as ações que podem ser adotadas, estão a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação para além das unidades de saúde, a exemplo das escolas e áreas indígenas, e a verificação da caderneta de vacinação.

A campanha protege toda a população, especialmente o público mais vulnerável, como os idosos e as gestantes.

VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

A vacina apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. E pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

A biomédica Gleice Zanquetin Moreira, 38 anos, está gestante e foi a primeira pessoa a ser vacinada pelo secretário Rasível Santos.

“Eu estou representando as gestantes e faço um apelo a todas as gestantes: venham se vacinar! Eu também estou aqui gestando outra vida e a agora estou protegida e meu bebê também. Eu venho convidar a todos para participarem da imunização”, conclamou a biomédica.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#caldasnovas | Mais uma atração confirmada no Arraiá das Águas Quentes

Além do Padre Fábio de Melo, foi confirmado nesta quarta-feira, 12, pelo prefeito Kleber Marra, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *