#goiás | Educação ambiental do Pescan quer atender escolas da região

A gestão do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) referenda plano de educação ambiental com metas a serem alcançadas neste ano. Uma delas é a de envolver pelo menos 20% das escolas de ensino fundamental e médio de Caldas Novas, Marzagão e Rio Quente.

Caldas Novas tem 36 estabelecimentos de ensino fundamental, 12 de ensino médio (IBGE, 2021) e 17 de ensino infantil. Em Rio Quente, há duas escolas do ensino médio e duas de ensino fundamental. Em Marzagão, há três instituições: Centro de Ensino em Período Integral Raulina da Fonseca Pascoal, Colégio Estadual Senador Olegário Pinto, CMEI Pingo de Gente.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O plano sugere, por exemplo, visitas de estudantes acompanhados de professores e monitores para conhecer as trilhas do parque, jogos e painéis de debate. O Pescan é uma das 24 unidades de conservação administradas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O parque também estabeleceu, como meta, a realização de pelo menos dois eventos esportivos, três socioculturais (gincanas, exploração de trilhas, visitas ao museu local, oficinas artísticas, exibição de filmes com temática ambiental e saraus), seis atividades de educação ambiental voltadas para o público visitante espontâneo (como abertura de estações fixas sobre temas alusivos à fauna e flora) e a idealização de placas interativas com informações sobre o parque.

O documento foi apresentado e aprovado durante workshop nos dias 29 e 30 de janeiro, na sede da unidade. 

“Nosso objetivo é o de envolver a comunidade local na governança e na conservação do parque”, afirma Maurício Vianna Tambellini, chefe do Pescan.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#colunadofreitas | Resultado das contas públicas Brasil em 2023

Os governos estaduais, municipais e federal, organizam as suas finanças através das suas contabilidades semelhantes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *