#goiás | Crer realiza milhões de atendimentos de alta complexidade

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou, desde 2019, 6,4 milhões de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A marca torna a unidade uma das maiores do estado em termos de serviços e, para o Governo de Goiás, indica qualidade da gestão e respeito ao cidadão.

“É um desempenho que representa o cuidado que os profissionais do Crer têm com todos que chegam até a unidade”, define o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio.

O Crer oferece consultas, exames, internações e cirurgias, entre outros procedimentos. Em quatro anos, foram realizados, por exemplo, 450 mil consultas, 1,9 milhão de exames de laboratório e análises clínicas e 115.596 procedimentos odontológicos. Além de 357,5 mil exames de imagens, 37,2 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 178 mil internações.

APROVAÇÃO

Os números se somam a aprovação nacional obtida por meio de certificação e prêmios. Atualmente, a unidade possui o mais alto nível de reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação, o selo ONA 3.

A unidade foi bem avaliada ainda no UTI Top Performer, ranking da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e Epimed Solutions, que incluiu o Crer entre os 40 melhores hospitais públicos do país – de um total de 6,6 mil.

“São números que impressionam, considerando-se que são serviços de ponta, com qualidade atestada pela acreditação ONA 3 – avaliada constantemente em rígidos processos”, comemora Vencio.

Em novembro de 2022, o Crer já havia recebido premiação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) por eficiência e qualidade no atendimento, ficando em 14º lugar também entre os 40 melhores hospitais públicos do Brasil. E possui certificação internacional Great Place to Work (GPTW), da consultoria global especializada em cultura organizacional.

Maria Eduarda Viera começou a fazer terapias de reabilitação na unidade depois de um acidente.

“Quando eu acordei, percebi que estava vendo duplicado. Falaram que se eu não tivesse evolução em seis meses, teria que fazer uma cirurgia. Mas com três meses de terapia meu olho realinhou e voltou o que era antes. Não tenho mais dores de cabeça, nem tontura”, relata a paciente.

A mãe, Cesyane Vieira, completa: “O Crer tem um significado gigantesco para nós. Na reabilitação ela evoluiu diariamente e continua melhorando. A gente tem um agradecimento muito grande a cada profissional que se dedica a ela”.

HISTÓRIA

Inaugurado no dia 25 de setembro de 2002, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação recebeu o nome dr. Henrique Santillo em homenagem ao médico e ex-governador de Goiás. Desde sua fundação, é gerido pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir.

Foi o primeiro hospital de reabilitação do país e o primeiro hospital público do Centro-Oeste a conquistar o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

NÚMEROS

Atendimentos realizados no Crer desde 2019:

• 450 mil consultas;

• 1,9 milhão de exames de laboratório e análises clinicas;

• 115.596 procedimentos odontológicos, 357,5 mil exames de imagens;

• 37,2 mil procedimentos cirúrgicos;

• 178 mil internações;

• 169 mil exames de audiologia;

• Dispensação de 13,6 mil aparelhos de ampliação sonora e 82 implantes cocleares;

• 3,1 milhões de procedimentos de reabilitação e enfermagem,

• Entrega de 59,7 mil próteses e órteses

• 3,1 mil atendimentos domiciliares durante a pandemia

Editado por Petras Souza via Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#goiatuba | Prefeito Zezinho segue entregando obras importantes para a população

Nesta terça-feira, 11, o prefeito Zezinho Vieira (PP) ao lado da primeira-dama, Maura Marques realizou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *