#goiás | 33 prefeitos da região Central reforçam apoio à reeleição de Caiado

Em reunião na sede do diretório estadual do União Brasil nesta quarta-feira (13/07), 33 prefeitos da região Central de Goiás reforçaram o apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e destacaram a relação democrática e respeitosa da gestão estadual com todos os municípios. Os prefeitos presentes no encontro representam cidades que somam quase 50% do eleitorado goiano.

No encontro, prefeitos ressaltaram que as administrações municipais hoje estão muito bem avaliadas, em geral, graças à parceria que tiveram do governo de Ronaldo Caiado, que arregaçou as mangas para regularizar a situação financeira do Estado e atualizar repasses atrasados para as prefeituras. Até o final de 2018, as prefeituras conviviam com constantes atrasos nos repasses constitucionais da saúde e do transporte escolar.

Além disso, os prefeitos destacaram também a criação de programas sociais para a melhoraria da qualidade de vida do povo goiano, levados para os municípios de forma democrática, e ainda o trabalho árduo durante a pandemia de Covid-19 lado a lado com as gestões municipais, garantindo assistência à população em todas as regiões do Estado.

Com gratidão pelo apoio recebido, o governador Ronaldo Caiado relembrou os desafios que enfrentou no início do governo. “Não tínhamos como quitar salários, muito menos condições de enfrentar a pandemia e avançar na saúde e na infraestrutura. Creio que muitos aqui reconhecem que viramos a página em termos de gestão, respeito ao dinheiro público e responsabilidade com cada prefeito e prefeita. Não governei nenhum minuto que não fosse em parceria. Jamais atropelei lideranças daqueles que foram eleitos em seus municípios”, afirmou o governador.

Caiado reforçou a importância do apoio das lideranças municipais: “Dependemos, mais do que nunca, da capilaridade e liderança de vocês para que a gente possa transmitir as transformações realizadas no Estado de Goiás”, em agradecimento ao ato organizado pelos prefeitos aliados.

Respeito e parceria
Prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Progressistas) resumiu um sentimento comum e expressado em todas as falas durante o encontro. “Em 2018, quando Caiado assumiu, tinha duas folhas de pagamento em atraso, zero real na conta. Eu disse a ele que os dois primeiros anos seriam de calvário. A mão pesou nele com a pandemia. Como se portar como prefeito, como governador durante uma pandemia? Ninguém sabia, pois ninguém tinha vivido isso. Mas uma coisa é certa: ele lutou 24 horas para salvar vidas”, lembrou, completando: “Se reeleição é para avaliar a continuidade de governo, me apontem um motivo para esse governo não continuar. Não tem!”, anotou.

A atualização de repasses atrasados aos municípios também foi lembrada por Haroldo Naves (MDB), prefeito de Campos Verdes e presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM). “Quando ele recebeu o governo, nós, prefeitos, tínhamos 13 meses da contrapartida da saúde sem receber. Ele pagou rigorosamente em dia na atual gestão e está pagando o atrasado. Nós temos a responsabilidade em dar para essa dupla aqui, Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, a maior votação do Estado”, afirmou.

O prefeito de Palmeiras de Goiás, Vando Vitor (PSDB), fez questão de reafirmar seu apoio à reeleição de Ronaldo Caiado, segundo ele em gratidão e reconhecimento ao tratamento respeitoso e democrático do governador quando ele era um prefeito de oposição ao governo. “Sou do PSDB, mas venho aqui demonstrar minha gratidão. Por tudo o que fez, tem meu apoio. O senhor, governador, teve o gesto nobre de regionalizar a Saúde. O gesto que fez em Palmeiras beneficia mais de 300 mil pessoas em nossa região”, agradeceu, referindo-se ao primeiro hospital público de Palmeiras que está sendo equipado com recursos do governo de Goiás, um investimento total de R$ 13 milhões.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), também esteve presente no encontro e conclamou as lideranças municipais presentes a caminharem pela reeleição de Ronaldo Caiado e assumirem a responsabilidade de falar sobre o trabalho feito pelo governador em todo o Estado. “Parceria é parceria. Ninguém pode cobrir, da noite para o dia, parceria feita com fidelidade e lealdade. O governador tem me apoiado muito e estamos trabalhando em conjunto para que as coisas andem”, disse Cruz. “Goiânia, por ser capital, tem essa responsabilidade também. E agora, ela aumentou”, comentou, citando o acréscimo de eleitores.

Presidente do MDB Goiás e pré-candidato a vice-governador ao lado de Caiado, Daniel Vilela chegou à sede do União Brasil junto com o governador e ficou impressionado com a grande representatividade reunida nas lideranças presentes, inquestionável depois desse encontro e que será decisiva no processo eleitoral. Daniel destacou que, como parlamentar de oposição, uma das principais críticas que ouvia de prefeitos aos governos anteriores era que não conseguiam manter um relacionamento institucional “adequado, correto e justo” com todos os municípios.

“Eram gestões que atendiam a poucos. O que escuto hoje é o inverso: agora temos uma administração que procura atender a todos”, comentou Daniel, lembrando às lideranças: “Precisamos é que comprem nossa candidatura. Não digo em relação a mim, mas em relação ao governador, pelo que tem feito e parceiro que tem sido. Acho justo e merecido que ele tenha esse apoio nesta eleição”, pontuou o emedebista.

O governador Ronaldo Caiado encerrou o encontro chamando os prefeitos ao front da reeleição. “Cada um dá as mãos ao outro, Deus vai nos guiar e dar a oportunidade para Goiás ser o número 1 no Brasil. Estamos criando um clima de harmonia e a população será a grande beneficiada”.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#caldasnovas | Kleber Marra vence em todos os cenários, segundo Goiás Pesquisas/Mais Goiás

Se as eleições em Caldas Novas fossem realizadas hoje, o atual prefeito do município Kleber …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *