No dia em que a Fórmula 1 discute seus rumos, a Ferrari apresentou um conceito de carro que representaria uma mudança radical em relação ao visual dos atuais modelos, o que promete alimentar ainda mais o debate. A ideia da tradicional escuderia italiana foi criar um desenho com uma aparência mais atraente para os fãs da categoria, sem que isso necessite profundas mudanças no regulamento técnico vigente.
– Seria possível chegar a um carro de F-1 que não é só tecnologicamente avançado, mas também cativante aos olhos e de visual agressivo? E tudo isso poderia ser feito sem a necessidade de derrubar as normas técnicas atuais? Na Ferrari, acreditamos nisso. Por isso apresentamos ao conceito concebido pelo nosso estudo de design em conjunto com o departamento aerodinâmico da Scuderia. Alterações mínimas dão ao carro um visual muito diferente do que tem sido familiar até agora. Nosso desafio foi criar algo que fosse, para resumir, com uma aparência melhor – explicou a Ferrari.
Crítica aos atuais modelos de carros, a escuderia mais tradicional da categoria passou semanas trabalhando em seu estúdio de design em Maranello, contando com estreita colaboração do departamento de aerodinâmica da equipe. O resultado é um bólido de visual futurista. O protótipo é mais encorpado que os carros atuais, tem uma asa dianteira dupla com grandes entradas de ar entre elas. O aerofólio traseiro é mais baixo e largo. Na parte de trás, o escapamento largou parece mais uma turbina. Atrás das rodas dianteiras e traseiras há estruturas que impede que os carros entrelacem as rodas, evitando decolagens e aumentando a segurança dos pilotos. Detalhe também no capacete do piloto, com design aerodinâmico que se encaixa com a carenagem.
Conceito de carro da Ferrari (Foto: Divulgação)
A Ferrari apenas divulgou as imagens e pediu a opinião dos fãs, não apresentando mais detalhes do projeto. O conceito vai ao encontro da filosofia do novo chefe do time, Maurizio Arrivabene. No fim de janeiro, o dirigente expôs seu desejo de ver carros mais espetaculares aos olhos dos fãs:
– A Fórmula 1 precisa ser mais espetacular. Eu acredito que o risco iminente da perda de fãs já está, infelizmente, ocorrendo. Eu gostaria de ver carros que atraiam, que sejam mais próximos dos fãs e tenham um maior apelo estético, produzindo, talvez, um som que te deixe de cabelo arrepiado, igual ao feito por uma banda de heavy metal – declarou na época.
A divulgação da proposta da montadora italiana vem duas semanas depois de RBR e McLaren apresentarem em uma reunião do Grupo de Estratégia sugestões de carros para a categoria, que não foram revelados ao público.
Logo depois, o departamento esportivo da companhia de energéticos que comanda a RBR provocou a Ferrari relembrando o protótipo desenhado por Adrian Newey especialmente para o jogo de videogame Gran Turismo 6, que seria uma proposta de um carro de F-1 livre das limitações das regras atuais: “Muito à frente, Ferrari”, brincou.