22 de janeiro de 2022

coluna | PAINEL POLÍTICO ☑

CONQUISTA
Voltamos aos parabéns da coluna, aos líderes, ex-ministro Alexandre Baldy e prefeito de Goiatuba, Zezinho Vieira. Ambos, conquistaram para o município, recursos necessários para a maior obra de mobilidade da história da região, ao garantirem asfalto e saneamento para mais de 50 ruas do setor Santa Paula. Algo esperado há mais de 20 anos.

Baldy ainda enquanto ministro das Cidades, em 2018, incluiu Goiatuba no Programa “Avançar Cidades” e graças à boa gestão do prefeito Zezinho Vieira, todas as etapas foram cumpridas e as obras serão iniciadas beneficiando diretamente mais de 5 mil pessoas. Merecem ou não os nossos parabéns?

SOPÃO DO GUGU
Com o intuito de ajudar famílias carentes e moradores de rua de Itumbiara, o ex-vice prefeito Gugu Nader deu início, meses atrás, no projeto ‘Sopão do Gugu’ onde o político, juntamente com alguns voluntários, servem uma deliciosa sopa nos bairros, sempre às sextas-feiras. O que era para ser uma ação neste período de frio, pelo jeito ‘vai permanecer’. Sem dúvidas, também merece os parabéns!

MAIS EMPREGOS
E por falar em Itumbiara, a Prefeitura e Câmara Municipal assinaram o protocolo de intenções com a empresa Maquigeral, que pretende transferir toda sua linha de produção de grupos geradores de energia de Embu das Artes, na Grande São Paulo, para o município goiano. A informação é do vereador, Dr. José Orestes, que trabalhou muito para que documento fosse assinado.

Vale dizer, que a empresa será instalada em uma área às margens da BR-153, com investimentos de R$ 100 milhões em cinco anos e criação de 150 empregos diretos e outros 1000 indiretos na cadeia produtiva. É geração de emprego e renda!

FOCADO
E governador Ronaldo Caiado parece cada dia mais focado em aumentar o número de prefeitos de partidos ‘ditos’ de oposição ao governo. Esta semana, recebeu no Palácio das Esmeraldas, o prefeito de Itapaci, Mário Macaco [PSDB] e o convidou para fazer parte do DEM. Três prefeitos, inclusive, já teriam deixado a legenda para ingressar no partido do governador. Vem revoada por aí…

VALIOSO
Há um silêncio sombrio no meio político de Caldas Novas, que contrasta com uma certa ebulição que já é vista em âmbito estadual e nacional, objetivando as eleições de 2022. É que os ‘caciques’ da cidade reservam-se aos seus recantos, sem dar muitas pistas dos próximos passos da dança das cadeiras para a Assembléia Legislativa e Câmara Federal.

Vale lembrar que o calendário eleitoral estabelece convenções para seleção dos candidatos entre 20 de julho e 5 de agosto de 2022, ou seja, daqui um ano. Até lá, toda articulação, em silêncio, vale muito!

ELEGÍVEL
Para quem esperava um recuo do ex-governador Marconi Perillo nas próximas eleições, se decepcionou. É que, mesmo a Justiça Eleitoral tendo mantido sua condenação, a corte entendeu que a punibilidade do tucano está prescrita. Ou seja, segue elegível e promete dar trabalho!

TOQUE DE CAIXA?
A Câmara Federal está prestes a votar o projeto de reforma eleitoral considerado uma verdadeira diversão política. Isso porque, dificulta punição a políticos, censura pesquisas eleitorais e esvazia cotas. E isso, só para o começo da conversa. Pois é…

FRASE
“É preciso manter o respeito aos limites da Constituição Brasileira”. [Luiz Fux, presidente do STF]

Samuel Amaral é gestor público e diretor da Agência Press.

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*