#coluna | BASTIDORES

PARA COMEÇAR
Em momentos como o que vivemos o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Por isso, precisamos uns dos outros para atravessar essa tempestade. Trazer informação com credibilidade é a intenção da coluna Bastidores, e por isso, ela se torna agora, um espaço diário por aqui. Incentive, deixe sua curtida, seu comentário, dicas. Até as criticas valem. Participe, vem muita coisa boa!

DRIVE-THRU
Ainda sem explicação, a suspensão do sistema ‘drive-thru’ na vacinação contra a covid-19 em Caldas Novas. Nesta segunda-feira [16] era pouco mais de 10h e já haviam vacinado centenas de pessoas com 26 anos, quando anunciaram 25 anos ou mais. Mas afinal, qual justificativa para continuar a grande quantidade de pessoas em apenas um local? Apesar da rapidez – qual parabenizo os servidores da Saúde – porque manter as aglomerações? Alô Secretaria Municipal de Saúde, aguardamos resposta!

ÁREA AZUL
Ainda sem entender a suposta omissão do poder publico municipal na receita estimada em mais de R$ 30 milhões que poderiam estar sendo aplicados em obras em Caldas Novas. A Superintendência Municipal de Transito [SMT] sequer realizou o seu trabalho, que é fiscalizar as ações do estacionamento rotativo implantado na cidade e lavrar os autos de infração de trânsito gerados através das milhares de notificações da chamada ‘Área Azul’. Enfim, a omissão teve intervenção do Poder Judiciário. Difícil!

AÇÕES & VEREADORES
☑ Josiel Pedro – Polêmica à vista: o parlamentar apresentou um projeto de Lei na Câmara Municipal para proibir o uso de aparelho celular nas repartições públicas, em especial na Saúde Municipal. Segundo o vereador, a medida é necessária para coibir atos de desatenção nos atendimentos de serviços públicos. Para ele, infelizmente, muitos servidores passam o expediente todo no celular, de cabeça baixa, não dando à devida atenção a cidade. A proibição se estende ä todos os servidores, incluindo os efetivos.

☑ Gilmar Martins – O parlamentar conseguiu promulgar, através de Sanção Tácita pelo Presidente da Câmara, a Lei Municipal que institui em Caldas Novas o programa ‘saúde rural itinerante’. Segundo ele, a Lei deve facilitar os atendimentos públicos até a zona rural, através de ações e mutirões, em especial na área de saúde.

☑ Everton Jamal – Através de pedido feito pelo vereador, a Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas recebeu nesta segunda-feira [16] o valor de R$ 100 mil reais, provenientes de emenda do deputado estadual, Henrique Arantes [MDB]. Segundo ele, o valor será destinado para a aquisição de um veiculo Van para auxiliar no transporte de quem faz tratamento de saúde, em Goiânia, Catalão e até mesmo em Brasília.

BOLA DA VEZ
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira parece mesmo, ser a ‘bola da vez’ das próximas eleições. Cotado para disputar uma vaga à Câmara Federal – podendo compor a majoritária ao lado de Caiado – o parlamentar tem sido objeto de cobiça de grande maioria dos partidos no Estado. Assim como o PSL, PSD e DEM, o parlamentar tem recebido convite do PTB, que é comandado por Eduardo Macedo em Goiás. Ainda no PSB, o deputado terá tempo para analisar a mudança, já que a abertura da ‘janela partidária’ se dará apenas em abril de 2022.

RINHA POLÍTICA
Deputado estadual, Amauri Ribeiro [Patriota] que armou o maior barraco contra uma vereadora de Goiânia por conta de uma ‘rinha de galos’, pode ter que enfrentar uma verdadeira ‘briga’ para ser absolvido da Comissão de Ética da Assembleia, do Conselho de Ética do partido e ainda, da Policia Civil, que recebeu denuncia feita pela vereadora. Polêmico, corre o risco de perder o mandato!

MORRINHOS
Com dois auxiliares do governo estadual – Rogerio Troncoso [Assessoria Especial] e Thiago Mendonça [Secretario de Agricultura] – Morrinhos conta também com a força jovem do deputado estadual, Maycllin Carreiro, que assumiu cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, no lugar de Júlio Pina, que se encontra em tratamento de saúde. Os três são fortes, e isso deve favorecer a condição da cidade em ter novamente, um representante na ALEGO a partir de 2023. A conferir!

PARTIDOS
Donos das pequenas e até das médias legendas em todo Brasil comemoram a possível manutenção do mercado eleitoral, com a volta das coligações proporcionais [eleição 2022]. Mas, a alegria pode durar pouco, já que senadores governistas e da oposição criticam a matéria, qual chamam de ‘retrocesso’ em consonância com a posição do presidente, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) eu detém a maioria na Casa. Para valer nas eleições do ano que vem, o texto precisa ser chancelado pelo Senado até outubro. Veremos!

VAI CAUSAR
Quando o então jurista, Alexandre de Moraes, atuava na política paulista, dizia sempre que chegaria ao Supremo Tribunal Federal [STF]. E olhem só, ele não só chegou, como rapidamente passou a participar das articulações e decisões como se fosse um veterano. Uma coisa é certa: nas eleições de 2022 vai ‘causar’ ainda mais, na presidência da Justiça Eleitoral. Alguém duvida?

JOGO RÁPIDO
▶️ Tem muita gente de olho na movimentação politica do ex-prefeito Evandro Magal. Tudo a ver com as próximas eleições. Apostas para federal ou estadual?

▶️ Não são poucos os partidos políticos que estão de portas abertas para o presidente do Legislativo de Caldas Novas, Marinho Câmara, ainda filiado ao PDT. Será que muda?

▶️ Quais foram os motivos dos jogadores da seleção de futebol não vestirem o uniforme do Comitê Olímpico Brasileiro, ao receberem a medalha no final da competição em Tóquio? Um assunto ainda inexplicado, mas, bem previsível: ouro!

▶️ Em Aparecida a vacina contra a covid-19 já chegou para quem tem 18 anos ou mais. E por lá, o público-alvo pode procurar um dos oito postos de vacinação da cidade para receber a primeira dose do imunizante. É ou não diferenciado?

▶️ Governadores de 14 estados divulgam nota em ‘solidariedade’ ao STF. Manifesto vem à tona após o presidente da República anunciar processo contra integrantes da Corte. Pois é, Bolsonaro é também, incansável na arte de dar ‘tiro no pé’.

▶️ Candidato à reeleição, o governador Ronaldo Caiado [DEM] tem demonstrado capacidade de arregimentação. Que ninguém o subestime. O homem vem com tudo. A conferir!

PELA HISTÓRIA
“Os povos gostam do espetáculo; através dele, dominamos seu espírito e seu coração”. [Luís XIV]

PARA FINALIZAR
Quais as perspectivas que se apresentam ao Brasil nesse contexto de crise entre os Poderes? Confesso que não sei responder, mas sigo na esperança, ou seria expectativa, em dias melhores. Confie!

Amanhã tem mais!

Teresa Cristina [Teka] é jornalista, radialista/produtora executiva, assessora em marketing digital e editora da Agência Press.

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*