26 de outubro de 2021

coluna | BASTIDORES 🎯

PARA COMEÇAR
Nesta sexta-feira [08] é comemorado o Dia do Nordestino. Uma data marcante para um povo arretado e com muita riqueza cultural. Belas praias, culinária diferenciada, paisagens encantadoras e personagens icônicos. Oxente, eita, mar mininu, pensa num povo bão!

SOLIDARIEDADE
Também nesta sexta-feira [08], o ex-ministro, Alexandre Baldy [PP] entregou, em Goiatuba, parte das 30 toneladas de alimentos – arrecadadas em ação entre amigos no seu aniversário. A distribuição, feita conjuntamente com o prefeito Zezinho Vieira, primeira-dama, Maura Marques e o filho do casal, Lucas Vieira, contemplará centenas de famílias em situação de vulnerabilidade. A ação foi bastante prestigiada!

TÁ RENDENDO
Projeto de Lei do vereador Weuller Gonçalves [MDB] que pretendia acabar com o nepotismo em Caldas Novas continua rendendo críticas e espaço na imprensa local. É que, após a Câmara Municipal votar favoravelmente e por ‘unanimidade’ a referida Lei, uma nova votação – dias depois – fez com que os vereadores mantivessem o veto parcial do prefeito Kleber Marra. Segundo informações, o Ministério Público já teria sido acionado.

OAB GOIÁS
O advogado, José Divino Morais, de Morrinhos, é candidato ao cargo de Secretário Geral da CASAG pela chapa 5 – Muda OAB, que tem como candidato a presidente o advogado Pedro Paulo de Medeiros. A eleição da instituição em Goiás acontece em 19 de novembro.

CONCURSO
O Estado de Goiás vai abrir – em 2022 – mais de duas mil vagas com a realização de concursos públicos. As oportunidades estão concentradas nos setores de Segurança Pública [Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Superintendência de Polícia Técnico-Científica], mas haverá seleção para outros quatro órgãos: Secretaria de Administração, Procuradoria-Geral, Universidade Estadual de Goiás e Agência Goiânia de Infraestrutura e Transportes. Bóra estudar minha gente!

COLÉGIO MILITAR
Estão abertas as inscrições para 9,1 mil vagas de ingresso em 61 colégios militares de Goiás. Os estudantes podem se inscrever em turno matutino, vespertino ou noturno, nas séries do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. O prazo é até dia 29 de outubro. Os sorteios serão realizados entre os dias 8 e 12 de novembro deste ano. Acesse https://cepmgo.gr8.com.br/ e confira todas as regras do edital.

UTIS EM MORRINHOS
Prefeito Joaquim Guilherme [PSDB] obteve a garantia do governador Ronaldo Caiado [DEM] do repasse de equipamentos e a habilitação através de convênio com o Governo do Estado de Goiás, para a manutenção dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva [UTI] no Hospital Municipal de Morrinhos.

JOGO RÁPIDO
☑ Nos dias 21, 22, 23 e 24 de Outubro de 2021, Caldas Novas sedia o evento Jeep Cross Extreme Trilhas. O evento faz parte da programação de aniversário da cidade.

☑ A partir de novembro deste ano, todas as escolas estaduais de Goiás poderão voltar ao formato 100% das aulas presenciais. A secretaria de Educação convoca os alunos do 9° do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio.

☑ A partir de agora, os presos em Goiás arcarão com o custo da própria tornozeleira eletrônica – cerca de R$ 245 por mês. A cobrança foi instituída por Lei, a título de compensação financeira ao Estado.

☑ A Polícia Rodoviária Federal irá reforçar o policiamento nas BRs que passam por Goiás devido ao feriado da Padroeira do Brasil. É que muitos motoristas devem emendar o feriadão, aumentando o fluxo de veículos nas rodovias.

☑ Pesquisa aponta que 72,5% da população é a favor de obrigar a vacinação. Vacina SIM!

FOCO POLÍTICO
》 A deputada estadual, Lêda Borges [PSDB] assume a liderança da bancada de oposição ao governo de Goiás na Assembléia Legislativa. A parlamentar é cotada ainda, para ser vice de Mendanha nas eleições de 2022.

》A Polícia Federal investiga pelo menos três deputados e um senador, acusados de participarem de um esquema de “venda” de emendas Congresso. A suspeita é de que parlamentares cobram comissão para indicar recursos do Orçamento às prefeituras. O dinheiro seria pago por empresas interessadas nas obras e serviços.

》‘União Brasil’, partido que vai sair da fusão PSL-DEM, tenta atrair o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, para nova sigla. A legenda aguarda aprovação do TSE e pretende ter candidatura própria a presidente da República.

PARA FINALIZAR
Muito orgulhosa em saber que os jornalistas, Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Muratov, da Rússia, receberam juntos o prêmio Nobel da Paz 2021, por “esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, uma pré-condição para a democracia e a paz duradoura”. Eles entram para a lista de premiados que inclui nomes como: Nelson Mandela, Martin Luther King Jr., Mikhail Gorbachev, e quatro presidentes dos Estados Unidos. Merecido!

Até a semana que vem!

Teresa Cristina Teka é jornalista, radialista/produtora executiva, assessora em comunicação e marketing digital, e editora da Agência Press.

☑ As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem posicionamentos da Agência Press.

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*