26 de outubro de 2021

Catalão: UBS Móvel presta atendimentos no Dia Mundial sem Tabaco  

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atendimentos do Programa UBS Móvel nessa terça-feira, 31, com total atenção ao Dia Mundial sem Tabaco. A estrutura médica foi montada nas imediações do Colégio Polivalente, visando prevenir a iniciação ao tabagismo por crianças e adolescentes, atingir a população considerada dependente do tabaco e seus derivados e ainda minimizar ou cessar o problema. A UBS Móvel também ofertou outros procedimentos do programa, levado para bairros da cidade que ainda não tem uma Unidade de Saúde.

Entre os pacientes atendidos, dez passaram pela equipe multiprofissional do Programa de Controle do Tabagismo do município, composta por médico, enfermeiro, nutricionista e fisioterapeuta. Todos saíram com agendamentos de exames de raio x do tórax e eletrocardiograma (ECG), que são padronizados pelo Ministério da Saúde, no caso de fumantes. Rodrigo Ribeiro Bueno, morador do bairro Nossa Senhora de Fátima, é fumante. Ele recebeu orientações sobre o combate ao tabaco e aproveitou para aferir a pressão e se consultar. “É uma ação importante, com atendimento excelente. A Prefeitura de Catalão está de parabéns com o programa UBS Móvel”, ressaltou.

De acordo com Juliana Fernandes, coordenadora do Programa UBS Móvel, todos os pacientes com problemas de tabagismo foram encaminhados, e poderão se integrar às ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde. As Unidades de Saúde dos bairros Ipanema, Pontal Norte, Santa Terezinha, Setor Universitário e Vila Liberdade prestam o atendimento.

Também foram realizados, além do foco no Dia Mundial sem Tabaco, 29 atendimentos médicos e 12 em odontologia. Houve o registro de 41 aferições de pressão e 26 exames de glicemia. Todas as pessoas que necessitaram de exames conseguiram o agendamento dos mesmos e outros já levaram medicamentos diversos para casa, no final das consultas.

O programa UBS Móvel continua nesta quarta-feira, 1º, nas proximidades do Colégio Polivalente, de 8h às 11h e 13h às 16h, ofertando serviços médicos e odontológicos. Os pacientes também podem passar por fisioterapeuta, nutricionista e assistente de enfermagem. Exames Papanicolau são realizados na UBS Móvel e ainda é possível agendamento de outros exames.

Nesta quinta-feira, 2, a UBS Móvel estará no Condomínio “Minha casa, minha Vida”, no bairro Maria Amélia, de 8h às 11h e 13h às 16h. Na sexta-feira, 3, o atendimento prossegue no mesmo bairro, mas em horário diferenciado, 8h às 11h, 13h às 15h e 17h às 21h.

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*