CALDAS NOVAS: PREFEITURA DECLARA ESTADO DE EMERGÊNCIA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A Prefeitura de Caldas Novas declarou estado de emergência no serviço de abastecimento de água. O Decreto Nº 1.087/2017 foi assinado nesta semana e elaborado pela Procuradoria Geral do Município (PGM) com respaldo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH) e Departamento Municipal de Água e Esgoto (DEMAE). O documento teve como base os relatórios e análises feitos pelos órgãos.

A decisão está apoiada nas informações contidas em documentos anexos ao decreto, em virtude da calamidade que se encontra o nível do principal Rio que abastece o município, o Pirapitinga. De acordo com o SEMMARH, não chove há mais de 100 dias em Caldas Novas e seus mananciais.

A partir da publicação do decreto, com validade para 120 dias, fica declarado estado de emergência. O objetivo é evitar um possível colapso hídrico, que afetaria diretamente a população. Medidas como orientação e fiscalização serão tomadas, assim como sanções à quem descumprir as instruções do SEMMARH.

Fica a cargo do DEMAE a responsabilidade pela execução de ações de assistência à população, como operação de carro-pipa e outros, além de outras atividades voltadas para o restabelecimento do fornecimento de água. Como obras, serviços de instalação de sistemas simplificados de abastecimento, montagem de adutoras de engate rápido.

A Prefeitura de Caldas Novas esclarece que o abastecimento das piscinas são bombeados através de poços. A extração é autorizada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM. O órgão promove o planejamento e o fomento da exploração mineral e do aproveitamento dos recursos minerais, no país.[Fonte: SECOM]

Agência Press |Notícias |Jornalismo
Marketing Digital | Redes Sociais

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#goiás | 3ª Edição do Goyazes Festival de Fotografia: Um Encontro de Arte e Reflexão

A 3ª edição do Goyazes Festival de Fotografia será realizada a partir do dia 11 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *