Ministério Público: 3º encontro regional de elaboração do Plano Geral de Atuação

Promotores de Caldas Novas, Bom Jesus, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Goiatuba, Morrinhos, Joviânia, Itumbiara, Morrinhos, Panamá e Pontalina.

A sede das Promotorias de Justiça de Itumbiara recebeu ontem (31/8) o terceiro encontro regional do Ministério Público de Goiás (MP-GO) para a elaboração participativa do Plano Geral de Atuação (PGA) para o biênio 2016/2017. O evento reuniu 17 promotores de Justiça da Região Sul do Estado, das comarcas de Bom Jesus, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Caldas Novas, Goiatuba, Morrinhos, Joviânia, Itumbiara, Morrinhos, Panamá e Pontalina.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Patrimônio Público, Rodrigo Bolleli, dirigiu os trabalhos, que foram auxiliados pela coordenadora do CAO Educação, Simone Disconsi de Sá Campos. Bolleli esclareceu a dinâmica da reunião, enfatizando que todas as contribuições seriam anotadas para posterior deliberação de uma proposta do grupo, tendo como norte a resposta à pergunta: qual deve ser a prioridade na atuação do MP-GO para melhor atender a população goiana no biênio 2016/2017? Foi ressalvado ainda que a sugestão deveria atender aos critérios específicos, tais como transversalidade, efetividade, legitimidade social, atratividade e abrangência do tema.

Os participantes receberam a compilação de algumas pesquisas realizadas sobre a atuação do MP, para subsidiar as discussões e a decisão do grupo. Foram apresentados os resultados de enquete feita pelo site do MP-GO; o levantamento com pessoas que procuraram atendimento presencial nas Promotorias de Justiça; outra enquete desenvolvida com membros e servidores pela intranet e uma pesquisa de imagem encomendada pelo Conselho Nacional do MP com a população brasileira.

No encontro, cada um dos participantes puderam expor suas ponderações sobre um possível tema e, ao final da tarde, foi definido de forma consensual a redação de uma proposta (a escolha não será divulgada, para evitar condicionamento nas próximas reuniões), que será analisada por um comitê gestor do qual participam os 36 coordenadores das Promotorias de Justiça do Estado, uma comissão especial de procuradores de Justiça (5 integrantes) e 3 promotores de Justiça de Goiânia. Após a análise de todas as propostas, definidas em 14 encontros regionais, o comitê vai escolher qual será a bandeira institucional para o próximo biênio e encaminhará ao Colégio de Procuradores de Justiça, para análise e aprovação.

Encerrando as atividades, os promotores deixaram o registro de seus sentimentos em relação ao encontro, em palavras como caminho, iniciativa, idealismo, esperança, consenso, energia, união, eficiência, efetividade, confiabilidade, ansiedade, angústia, desafio e trabalho.

Próximas reuniões
O primeiro encontro regional do PGA 2016-2017 foi realizado na semana passada (25/8), em Luziânia, seguido do encontro em Rio Verde (27/8). O próximo será em na quinta-feira (3/9), no edifício-sede do MP-GO, em Goiânia, o qual abrangerá a regionais de Aparecida de Goiânia. Na sequência, ocorrerão os encontros de São Luís de Montes Belos (10/9), Uruaçu (15/9), Catalão (21/9), Formosa (23/9) e cidade de Goiás (28/9). O encontro com os promotores da capital foi desdobrado em três datas: dias 19, 20 e 21 de outubro. A reunião com os procuradores de Justiça ainda terá sua data definida. (Texto: Cristina Rosa – fotos: João Sérgio/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#corumbaíba | Prefeito envia projeto para a Câmara para mudar Lei em benefício próprio

Prefeito de Corumbaíba, Sebastião Rodrigues Gomes Filho, conhecido “Cebola”, espera aprovação do projeto de Lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *