Últimas Notícias
Capa / Goiás / Cidades / Caldas Novas / #CaldasNovas | PRESIDENTE DO TJGO INSTALA NOVAS UNIDADES JUDICIARIAS NA COMARCA

#CaldasNovas | PRESIDENTE DO TJGO INSTALA NOVAS UNIDADES JUDICIARIAS NA COMARCA

43950558_994829054035075_2143921823031492608_n 43674836_994834590701188_1421503930092748800_n

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, instalou, na ultima semana em Caldas Novas, três novas varas, a 3ª Vara Cível, Fazenda Pública Municipal e Ambiental; 2ª Vara Criminal (crimes em geral e precatórias criminais) e 3ª Vara Criminal (crimes em geral e precatórias criminais). As novas varas foram criadas pela Lei nº20. 254/2018 e a comarca passa a ter oito varas.

Gilberto Marques Filho elogiou a iniciativa dos representantes da cidade, que se uniram em favor da criação das novas varas da comarca. “Quero dizer que não é à toa que estão recebendo esse benefício. A união faz a força. A união faz a diferença e vocês mostraram esse diferencial”. O presidente salientou que o ato de instalação é o marco inicial para que a comarca possa ter as novas varas funcionando e, assim, oferecer uma Justiça célere e de qualidade.

A diretora do Foro local, Fabíola Fernanda Feitosa de Medeiros Pitangui, observou que a instalação das unidades judiciárias vem ao encontro dos anseios dos magistrados, membros do Ministério Público, advogados e servidores e, especial, o jurisdicionado, que passará a obter um atendimento mais célere em suas demandas.

A juíza destacou que, desde 2013, quando foi protocolado o primeiro pedido de criação de novas varas, “foram muitas idas ao TJGO, várias comitivas e inúmeras reuniões, muitas histórias de luta e, principalmente, boa vontade de todos os servidores. E o Tribunal nos ouviu, criando estas unidades, que somadas as outras já existentes e ao Juizado Especial Criminal, aumentarão a capacidade e redundarão em uma melhor prestação jurisdicional”.

A magistrada observou que Caldas Novas é a 4ª comarca do Estado em volume de processos, que hoje corresponde a 44.709 feitos em andamento, com um crescimento médio de 67%, nos últimos oito anos. “Chegamos, em 2017, à incrível média de 8.055 processos por magistrado e de 789 feitos para cada servidor”, pontuou a juíza, acrescentando que “hoje damos o primeiro passo rumo à equalização, com um novo modelo de prestação jurisdicional onde todos ganham”, pontuou a diretora do Foro.

O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados de Caldas Novas, Andrei Aparecido Ribeiro de Souza Barbosa, disse que estas novas unidades “vão efetivar célere e honrosa prestação jurisdicional”. Já o representante do Ministério Público Estadual (MPGO), Pedro Eugênio Beltrame Benatti, coordenador das Promotorias de Caldas Novas, salientou que “ no mês em que a Constituição Federal completa 30 anos, o TJGO nos agracia com a instalação de mais três varas, dando à nossa comarca importância à altura de seu protagonismo no cenário Estadual”.

Atualmente, a comarca de Caldas Novas conta a 1ª Vara (Cível e da Infância e da Juventude), tendo como titular a juíza Karinne Thormin da Silva; 2ª Vara (Cível das Fazendas Públicas, de Registros Públicos e Ambiental), titular, Tiago Luiz de Deus Costa Bentes; 3ª Vara de Família e Sucessões e Cível, titular, Luciana Monteiro Amaral; 4ª Vara Criminal, titular Vaneska da Silva Baruki; e Juizado Especial Cível e Criminal, titular Fabíola Fernanda.

PRESENÇA

O evento, muito prestigiado contou com a presença dos juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Clauber Costa Abreu e Maria Cristina Costa; deputado Estadual Marquinhos Palmerston, prefeito municipal de Rio Quente (distrito judiciário de Caldas Novas) João Pena Paiva, todos juízes da comarca local, entre outras autoridades da cidade e servidores do Judiciário local. (Textos: Jhiwslayne Vieira – Estagiária e Lílian de França / Fotos: Aline Caetano e Wagner Soares – centro de Comunicação social do TJGO)

 

Agência Press |Notícias |Jornalismo

Marketing Digital | Redes Sociais

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*