PAINEL POLÍTICO (13/06/2024)

Caldas Novas | A disputa para eleições na cidade das águas quentes, segue polarizada. De um lado, o prefeito Kleber Marra (MDB) em primeiro mandato, com apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) e do vice-governador, Daniel Vilela (MDB). De outro, o ex-prefeito, Evandro Magal (PSDB) com apoio do ex-governador, Marconi Perillo (PSDB). A situação reflete, portanto, que a rivalidade política vai além das divisas da cidade. Como dizia meu saudoso pai: “briga de cachorro grande”.

Rio Quente | Enquanto a Prefeitura comemora nota máxima no ICMS Ecológico, ou seja, mais recursos entrando nos cofres do Município, a Câmara Municipal, por meio de seus vereadores, solicita mais investimentos e cuidados com o meio ambiente e principalmente, com os recursos hídricos da cidade. Como diz o jargão popular: “Há controvérsias”.

Fortalecido!

O Novo, que nunca teve grande participação na política de Caldas Novas, pretende deixar um legado. O presidente, Fabrizio, da FBZ Construtora, conseguiu reestruturar o partido e deve lançar chapa para a disputa ao legislativo. A legenda conseguiu também, a filiação do médico, Dr. João Osorio, nome disputadíssimo – por todos os lados – para compor a majoritária em outubro.

Desincompatibilização

Com a proximidade das eleições municipais de 2024, pré-candidatos que ocupam cargos públicos devem pedir afastamento da função para estarem elegíveis perante a Justiça Eleitoral. Secretários e diretores, já foram exonerados. Agora é a vez dos servidores públicos que ocupam cargos em comissão ou que integrem órgãos da Administração Pública direta ou indireta, sejam estatutários ou não. O prazo é até 6 de julho.

Corre-corre!

A montagem dos partidos em toda região, segue desgastando os “jênios” da política. Nunca os “miolos” estiveram tão alvoroçados, buscando chances reais de serem eleitos. A conta não fecha para muitos, porém, além da matemática, só vai ganhar quem tiver mesmo, o mais importante: voto. É o reconhecimento popular que vale agora, e nada mais.

Samuel Amaral é gestor público, analista político e diretor da Agência Press.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#goiás | 3ª Edição do Goyazes Festival de Fotografia: Um Encontro de Arte e Reflexão

A 3ª edição do Goyazes Festival de Fotografia será realizada a partir do dia 11 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *