#goiás | “UM POVO QUE TEM HISTÓRIA E PRESERVA SUA CULTURA TEM MUITO A CRESCER”

O governador Ronaldo Caiado despachou, nesta quinta-feira (14/4), no Palácio Conde dos Arcos, primeira sede dos governadores da Capitania e, depois, da Província, na cidade de Goiás. Ele pernoitou, juntamente com a primeira-dama Gracinha Caiado, no histórico prédio após participar da Procissão do Fogaréu. O tradicional festejo foi retomado após hiato de dois anos devido à pandemia de Covid-19.

Ao longo de todo dia, Caiado despachou com secretários de Estado, atendeu deputados e prefeitos da região, além de lideranças políticas e religiosas. No fim do dia, saiu a pé pela cidade de Goiás e foi até a Praça do Coreto onde conversou com populares.

“Aqui é nossa cidade mãe. Nenhuma outra tem ciúme dela, porque ela é a origem do nosso Estado”, justificou o governador. “Aqui também temos uma de nossas principais festas, com uma tradição muito forte. São 277 anos da Procissão do Fogaréu, que é reconhecida internacionalmente”, disse Caiado, que reiterou sua admiração pela festividade. “Como governador do Estado e também por minhas raízes, sou apaixonado. Um povo que tem história e preserva sua cultura e tradições, tem muito a crescer”, observou o governador.

O prefeito Aderson Gouvea celebrou. “Superou todas as expectativas. Simbolizou a superação e felicidade de uma cidade que é patrimônio mundial, com sua expressão máxima de fé e religiosidade”, disse o prefeito. “As pessoas estavam saudosas da procissão e encheram as ruas de Goiás. A cidade voltou a movimentar o comércio e toda rede hoteleira estava ocupada”, acrescentou Aderson. “Ontem foi maravilhoso. O espaço foi tomado milimetricamente”, completou Caiado.

Além do retorno do Fogaréu, o Governo de Goiás também anunciou para esse ano, em outubro, a volta das Cavalhadas no município. “Por um período de 70 anos não tivemos isso e agora estamos resgatando”, frisou Caiado. Segundo o secretário de Cultura, César Moura, é realizado todo um trabalho histórico para o evento e o Estado já destinou R$ 100 mil reais em 2021 e o mesmo valor será destinado em 2022. “Esse ano, o recurso é para fazer a festa, com camarins e toda a estrutura necessária”, acrescentou.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#caldasnovas | Kleber Marra vence em todos os cenários, segundo Goiás Pesquisas/Mais Goiás

Se as eleições em Caldas Novas fossem realizadas hoje, o atual prefeito do município Kleber …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *