Goiás: PMDB instala processos de expulsão de 20 prefeitos

Líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa formaliza pedido junto ao Conselho de Ética e pede “rito sumário”

O Conselho de Ética do PMDB vai instalar, esta semana, processos para a expulsão de 20 prefeitos do partido, considerados “infiéis”, por terem trocado o palanque de Iris Rezende pelo do governador Marconi Perillo nas eleições ao governo de Goiás, ano passado. O pedido foi feito, ontem, pelo líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, José Nelto.

Em sua justificativa, José Nelto disse que os prefeitos tiveram o mesmo comportamento do empresário José Batista Júnior, já expulso pelo Conselho de Ética, de não seguir a “orientação partidária” nas eleições passadas. “Estamos fazendo uma depuração interna no PMDB, afastando os traidores.”. O parlamentar afirmou que se os prefeitos quiserem disputar a reeleição, devem fazê-lo por outra legenda, “menos pelo PMDB.

Anteriormente, a direção peemedebista havia deliberado pela troca dos diretórios municipais nos 246 municípios goianos, exatamente para promover o “limpa dos infiéis”, conforme definiu o presidente Samuel Belchior. Sem o controle dos diretórios, os prefeitos dissidentes ficariam sem legenda para concorrer à reeleição ou mesmo lançar um aliado ao pleito do ano que vem.

O deputado José Nelto ressaltou ao Diário da Manhã que a expulsão antecipa qualquer estratégia dos prefeitos marconistas. “Temos que expelir do PMDB esse câncer, para evitar que se transforme em metástase e contamine todo o corpo partidário. É uma expulsão profilática, pedagógica e preventiva. Quem trai uma vez, trai mil. Será uma expulsão sumária, com deliberação rápida”

A proposta a ser apresentada ao comando partidário por José Nelto, de expurgo dos prefeitos do PMDB, conta com o respaldo de Iris Rezende, virtual candidato do partido à Prefeitura de Goiânia em 2016, segundo um membro da executiva. “Iris concorda, em número e grau, com a exclusão da legenda dos peemedebistas que seguem a orientação do Palácio das Esmeraldas”, revelou um deputado estadual.

Em entrevista à Rádio 730/AM, Samuel Belchior disse que só irão permanecer no PMDB quem tiver o “perfil oposicionista” e que estiver comprometido com o “projeto de mudança”, em clara oposição ao PSDB do governador Marconi Perillo. “Só vai dirigir ou candidatar-se pelo PMDB quem estiver comprometido com esse perfil de exercer oposição ao grupo que comanda o Estado há 16 anos.”

O dirigente adiantou que, com a renovação dos quadros partidários, o PMDB “se oxigena, atrai novas lideranças e se prepara para enfrentar as eleições municipais e as estaduais em condições de alcançar expressivas vitórias.” E acrescenta: “Vamos fazer alianças com o DEM, PT, Solidariedade e demais partidos que estiverem comprometidos com esse projeto de construir uma oposição sustentável, competitiva e eleitoralmente viário para 2016 e 2018.”

No interior do Estado, as comissões provisórias do PMDB estão sendo formadas sob rigoroso controle dos dirigentes e deputados federais e estaduais. “Queremos formar um partido competitivo e com políticos legais ao projeto do PMDB de retornar ao poder em Goiás”, sustenta o deputado estadual Adib Elias.

 

Veja a lista dos prefeitos com pedido de expulsão do PMDB:

Cidade Prefeito
Adelândia Victor Leonardo de Lima Soares
Aloândia Sinomar José do Carmo
Anhanguera Francisco da Silva
Arenópolis Osvaldo Pinheiro Dantas
Brazabrantes Marcio Antonio Machado
Buriti de Goiás Elies Alves Pinto
Córrego do Ouro Bento Vicente da Silva
Goiatuba Fernando Carlos Vasconcelos
Ipiranga de Goiás Enilton José de Souza
Israelândia Ailton Severino de Aguiar
Itapaci Francisco Olizete Agra
Mara Rosa Elvino Coelho Furtado
Niquelândia Luiz Teixeira Chaves
Porteirão José de Sousa Cunha
Santa Terezinha de Goiás Suélio José Lourenço
São Francisco de Goiás Luiz Antônio da Paixão
São Patrício João Eustáquio Cordeiro
São Simão Marcio Barbosa Vasconcelos
Terezópolis Francisco Alves Sousa Junior
Turvelândia Ailton Alves Minervino

 

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#caldasnovas | GESTÃO MUNICIPAL ANUNCIA MUDANÇAS NO COMANDO EM VÁRIAS PASTAS

Em Caldas Novas, as pastas de Saúde, Desenvolvimento Rural, Administração, Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais, Escola …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *