Uma idosa de 69 anos morreu na manhã desta quarta-feira [18] minutos após tomar a vacina contra H1N1, no Centro de Vacinação Municipal, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência [SAMU] da Conceição Macedo Silva sofreu uma parada cardiorrespiratória. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia [SMS] informou que é “prematuro” relacionar a morte com a vacina.
Logo após ser imunizada, a vítima passou mal e desmaiou na calçada. Os socorristas foram acionados e tentaram reanima-la, mas ela não resistiu.
Segundo a superintendencia de Vigilância em Saúde da SMS, quadro apresentado não é compatível com reação adversa da vacina. Tudo leva a crer que ela teve um infarto. Mesmo assim, o corpo será levado ao SVO [Serviço de Verificação de Óbito] para que a causa da morte seja investigada e definida.
De acordo ainda com a SMS, casos de reação anafilática à vacina o paciente apresenta sintomas como coceira, coriza e inchamento da garganta. No caso da idosa, houve uma morte súbita.
Em nota enviada a imprensa, a SMS informou que ‘é prematuro relacionar que o óbito foi provocado pela vacina contra a gripe’. O comunicado pontuou ainda a bula do medicamento não apresenta ‘nenhuma relação das doses com morte súbita’. [Fonte: G1]
Agência Press |Notícias |Jornalismo
Marketing Digital | Redes Sociais