#goiás | Governo lança Dianot: novo distrito agroindustrial de Aparecida

O Governo de Goiás, em parceria com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, lança nesta sexta-feira (18/08) o novo Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot). O novo parque industrial vai incorporar a área que era ocupada pelo semiaberto do complexo prisional e vai gerar mais de 30 mil empregos diretos e indiretos.

A obra será coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Serão investidos R$ 130 milhões do Estado na implantação do novo distrito industrial, incluindo a transformação do terreno onde funcionava o presídio.

DIANOT

O parque terá aproximadamente 2 milhões m² de área total, sendo 40 mil m² do semiaberto e o restante de área pertence à Codego. Serão 359 lotes com localização privilegiada – próximo à rodovia BR-153, na Região Metropolitana de Goiânia.

O local contará com infraestrutura completa: iluminação pública, pavimentação asfáltica de qualidade, estações de tratamento de água e de resíduos industriais. “Isso vai promover um salto na economia goiana, gerar emprego e renda e garantir ainda mais crescimento à cidade”, destaca o governador.

ALTA DEMANDA

Daniel Vilela, que coordenou o grupo de trabalho, juntamente com o ex-deputado federal e assessor especial do governador, Euler Morais, ressalta que o polo é importante para todo o estado, mas, principalmente, para a região de Aparecida, que tem alta demanda para instalação de empresas.

“Tirar o semiaberto e dar lugar a um polo industrial é um desejo que já existe, há pelo menos, duas décadas. Agora conseguimos empenhar os esforços necessários para concretizar a obra e resgatar um importante compromisso assumido com a população de Aparecida”, avalia Vilela.

“A população de Aparecida esperou muito tempo para que o semiaberto fosse retirado daquele local. É, sem dúvida, um momento especial, porque o presídio vai abrir espaço para muitas empresas que irão fomentar a economia, a geração de emprego e renda, contribuindo com o desenvolvimento de Aparecida e também do Estado de Goiás”, afirma o prefeito Vilmar Mariano.

Além dos moradores da região, a transferência dessa área era uma reivindicação antiga dos empresários do polo industrial de Aparecida. “Em uma ação conjunta, cumprimos a determinação do governador Ronaldo Caiado de enfrentar desafios históricos para acabar com uma espera de décadas da população do município”, ressalta o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales.

“É uma obra que vai transformar vidas com a geração de milhares de empregos. E da ótica do empresário, é uma oportunidade excelente, tendo em vista o potencial de crescimento e a grande capacidade logística da região”, destacou o presidente da Codego, Francisco Jr.

CRONOGRAMA

O novo polo industrial de Goiás vai favorecer o crescimento econômico da região a partir de 2025, quando as primeiras etapas da obra serão entregues. A previsão para conclusão total é para o ano de 2026.

Além da Seinfra e Codego, a criação do Dianot contou com o esforço conjunto da Secretaria de Segurança Pública, da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que garantiu a isenção tributária das áreas do distrito até que elas sejam transferidas para as empresas.

TRANSFERÊNCIA DO SEMIABERTO

O Dianot vai incorporar a área onde funcionava a Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto. Para desativar o local, o governo contou com o apoio do Ministério Público, que promoveu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a construção de uma nova estrutura carcerária na área do próprio Complexo Prisional. A previsão de entrega é de 24 meses.

O TAC, envolvendo uma cooperação entre a Codego e a DGAP, foi resultado de ações que visam renovar e qualificar as estruturas do sistema prisional, inclusive com a ressocialização dos detentos e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento da economia goiana. A nova unidade deverá ofertar cerca de 500 vagas, de acordo com o diretor da DGAP, Josimar Pires.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

PAINEL POLÍTICO (13/06/2024)

Caldas Novas | A disputa para eleições na cidade das águas quentes, segue polarizada. De …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *