#goiás | Governo estadual inicia distribuição de mudas de pequi sem espinhos

Desejo de muitos apaixonados por pequi, exemplares do fruto sem espinhos chegarão em breve à mesa das famílias goianas. É o que garante a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), unidade do Governo de Goiás responsável pelo desenvolvimento de novas cultivares, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Cerrados (Embrapa Cerrados). As primeiras mudas serão distribuídas nesta quarta-feira (09/11), após cerimônia de lançamento oficial.

O evento será realizado na sede da Emater, no Campus II da UFG, em Goiânia. Os pesquisadores vão disponibilizar a agricultores familiares e viveiristas previamente cadastrados seis mudas de pequi, sendo três sem espinhos. As novas variedades são semelhantes ao fruto tradicional em relação à cor e ao sabor e próprias para atender tanto o comércio quanto a indústria. Elas atendem à demanda dos produtores goianos por pequizeiros mais rentáveis e também à sociedade, que passa a ter acesso a frutos com polpa carnuda e saborosa.

Após o lançamento, viveiristas e agricultores familiares que realizaram cadastramento no site da Emater serão os primeiros a adquirir mudas das seis variedades. Os kits serão vendidos pelo valor de R$ 150,00 cada lote, de acordo com a oferta. No caso de viveiristas, é preciso estar cadastrado no Ministério da Agricultura (RENASEM) e, para os agricultores familiares, é exigido cadastramento no PRONAF (DAP/CAF).

Estão confirmadas as presenças do presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, e do chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Gelape Faleiro, entre outras autoridades. Ainda durante o evento, serão lançadas duas publicações inéditas, intituladas “Orientações para o cultivo do pequizeiro” e “Cultivares do pequizeiro”, que trazem informações gerais e técnicas para o cultivo da espécie.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#goiatuba | Prefeito Zezinho segue entregando obras importantes para a população

Nesta terça-feira, 11, o prefeito Zezinho Vieira (PP) ao lado da primeira-dama, Maura Marques realizou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *