Dia 22 de março, domingo é o dia mundial da água. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos
(Secima), está patrocinando a Campanha Plante Água.
Com o apoio da SANEAGO, a Secima estará, no dia 26/03, realizando evento em comemoração a data, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, GO 020 km 0.
Na oportunidade será apresentado o Plano Estadual de Recursos Hídricos e lançados os
editais do Programa Produtor de Água e do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), além de outras ações que irão garantir água com qualidade e quantidade para todos os goianos.
O evento contará com as presenças da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, do governador Marconi Perillo e do secretário Vilmar Rocha, entre outras autoridades.
Em Caldas Novas, a Secima também realizará um evento, para incentivar, não só o uso racional da água, mas também do meio ambiente como um todo.
No domingo, dia 22, na feira livre da Av. Antonio Sanches, a SEMARH estará distribuindo de mais de 2000 mudas de diversas espécies do cerrado, tais como Sangra d’água, Ipês diversos, várias frutíferas, Angicos, entre outras.
O que é o DIA MUNDIAL DA ÁGUA ?
Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções.
Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.
Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.
Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.
No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:
1– A água faz parte do patrimônio do planeta;
2-A água é a seiva do nosso planeta;
3– Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4– O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5– A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6– A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7– A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8– A utilização da água implica respeito à lei;
9– A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10– O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Como toda a população necessita da água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.