#goiás | Aneel aprova reajuste de 4,82% nas tarifas da Enel Distribuição no Estado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (18/10), o reajuste tarifário da Enel Distribuição Goiás. O reajuste para os consumidores residenciais, que representam mais de 86% de todos os clientes da Enel Goiás, foi de 4,82%, abaixo dos índices de inflação (IPCA de 7,17% e IGP-M de 8,25%). Esses clientes, que até então pagavam R$ 0,637/kWh na conta de energia, a partir do dia 22 de outubro passarão a pagar R$ 0,671/kWh. Para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e comércios de grande porte, o reajuste médio será de 10,84%.
 
Entre os fatores que impactam no reajuste da tarifa, está o aumento de encargos setoriais, a alta da inflação (IPCA), o aumento dos custos com aquisição de energia produzida pelos geradores, além do custo com o transporte dessa energia até a distribuidora.
 
O processo de reajuste iniciou com percentual de 20,07% e, após medidas implementadas pela distribuidora, Governo Federal e Aneel, chegou-se ao percentual aprovado. Entre as ações que contribuíram para a redução do reajuste tarifário está o crédito do Pis e Cofins, que proporcionou uma devolução de valores tributários na conta. Essa ação foi responsável por uma redução de quase 9% em relação ao percentual inicialmente previsto neste reajuste.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#caldasnovas | Mais uma atração confirmada no Arraiá das Águas Quentes

Além do Padre Fábio de Melo, foi confirmado nesta quarta-feira, 12, pelo prefeito Kleber Marra, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *