Exposições fotográficas de Luiz Pucci e Kim-Ir-Sen chegam à Cidade de Goiás e a Goiânia em 2025

A partir do dia 11 de junho de 2025, o público goiano poderá mergulhar no olhar sensível e histórico de dois grandes nomes da fotografia brasileira. As exposições “É favor me olhar com cuidado”, de Luiz Pucci, e “O que o coração vê”, de Kim-Ir-Sen, acontecem simultaneamente no Instituto Biapó, na Cidade de Goiás, e a partir de 12 de agosto, chegam à sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em Goiânia. As mostras integram projeto realizado pela produtora WA Imagem, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult-GO).

Com curadoria de Samuel de Jesus e Milton Guran, as exposições convidam o público a refletir sobre identidade, história e pertencimento por meio da linguagem universal da fotografia. A programação contará com visitas mediadas, rodas de conversa, oficinas, palestras e materiais informativos, como cartazes e folders, além de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras e QR Codes nos ambientes expositivos.

Luiz Pucci, considerado um dos pioneiros da fotografia em Goiás, apresenta retratos produzidos nos anos 1950, que integram o acervo do Museu da Imagem e do Som de Goiás. A exposição “É favor me olhar com cuidado” reúne imagens que revelam os tipos humanos e as transformações de uma capital em construção, com destaque para a técnica de colorização manual aplicada pelo artista.

Já “Kim-Ir-Sen: o que o coração vê” celebra o legado do fotógrafo documentarista, cuja obra denuncia e emociona com profundidade estética e antropológica. As imagens evidenciam seu compromisso com os povos originários do Brasil, como os Bororos (MT) e os Suruís (RO e MT), revelando a força da fotografia como documento e linguagem poética da história.

O projeto tem coordenação de Wagner Araújo, da WA Imagem, que destaca o poder das imagens em estimular memórias, afetos e olhares sobre o Brasil profundo.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

Casa do Abraço já atendeu mais de 250 crianças em Abadiânia

Unidade oferece atendimento gratuito e especializado a crianças e adolescentes com transtornos como o autismo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *