Deputados promovem Seminário sobre Microcefalia

Por iniciativa dos deputados estaduais, Marquinho Palmerston (PSDB), 2º Secretário da Mesa Diretora e Gustavo Sebba (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, a Assembléia Legislativa de Goiás realiza, no próximo dia 16 de dezembro, no auditório Costa Lima, Seminário que tratará sobre a Microcefalia.

O objetivo é divulgar a situação atual da Dengue, Febre pelo Zika Vírus e Febre Chikungunya, e discutir sobre a identificação, notificação e investigação dos casos de microcefalia em Goiás e os procedimentos a serem adotados para a vigilância dos casos da doença no Brasil. Para o deputado Marquinho Palmerston, a prevenção e o combate ao mosquito transmissor são fundamentais, sendo necessário o engajamento de toda a sociedade.

A abertura será feita pelo presidente da Casa, Deputado Hélio de Souza e está prevista para as 9hs. Como palestrantes foram convidados, o Dr. Boaventura Braz Queiroz (Infectologista – HDT e CLIMIPI) e Sra. Flúvia Amorim (Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde). Atualmente são mais de 1.200 casos suspeitos de Microcefalia causada pelo ZIKA no Brasil.

 

PROJETO

No inicio do mês, o deputado estadual, Marquinho Palmerston apresentou na Assembléia Legislativa de Goiás, projeto de Lei que visa instituir, a política estadual de “Prevenção e Combate à Microcefalia” no âmbito estadual.  De acordo com o parlamentar, o projeto visa, conscientizar a população através de procedimentos informativos, educativos, organizativos e palestras, a fim de que a sociedade venha conhecer melhor o assunto e debater sobre iniciativas de prevenção e combate a microcefalia.  “O assunto é preocupante. Estamos em alerta, com muita cautela. Mas precisamos estar preparados para enfrentar esse problemas implementando ações e protocolos”, ressaltou o parlamentar.

Se aprovado, o projeto de política estadual de “Prevenção e Combate à Microcefalia” pretende aumentar a conscientização sobre a doença. A microcefalia é uma anomalia congênita e pode ser identificada ainda durante a gestação e faz com que o bebê nasça com o crânio menor do que o normal e causado problemas de desenvolvimento por conta da má formação do sistema nervoso.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#goiatuba | Prefeito Zezinho segue entregando obras importantes para a população

Nesta terça-feira, 11, o prefeito Zezinho Vieira (PP) ao lado da primeira-dama, Maura Marques realizou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *