A natureza minimalista, basicamente composta por água e areia, encanta quem visita esse “deserto”. Para aproveitar melhor todos os detalhes, recomenda-se conhecer cada local em dias diferentes
Sem dúvida, a cereja do bolo no turismo pelo Maranhão é a visita aos Lençóis Maranhenses. Composta pelos pequenos e grandes lençóis, a área de 155 mil hectares promete um espetáculo de belezas naturais para quem topa se aventurar nas águas do Rio Preguiças e em dunas que chegam até 40 metros de altura. Os passeios saem do município de Barreirinhas, a 260km de São Luís, e podem ser feitos no mesmo dia. Porém, para aproveitar melhor todos os detalhes, recomenda-se conhecer cada local em dias diferentes.
A visita aos Pequenos Lençóis começa com uma viagem de aproximadamente uma hora nos 40km que separam Barreirinhas de Vassouras, pelo Rio Preguiças. As águas lentas do rio remetem ao movimento do bicho-preguiça e justificam o nome com o qual foi batizado. Durante o percurso, é possível ver palmeiras de açaí (lá, chamadas de juçara), mangues com raízes aéreas, carnaúba e buriti, que é matéria-prima de bolsas, sandálias, biojoias, sucos, doces, móveis rústicos e artigos de decoração.
Com sorte, é também possível encontrar animais típicos do bioma. Entre um voo e outro, a ave Guará passeia pelos manguezais em busca de caranguejos para se alimentar. O pássaro que nasce branco, ganha um tom rosa, pois, ao comer os crustáceos, mergulha em mangues vermelhos. Outra cena comum às margens do rio são os pescadores nômades, que se mudam de acordo com a demanda de peixes na região.