26 de outubro de 2021

#coluna | PAINEL POLÍTICO ☑

DESABAFO
Fugindo talvez um pouco do tema político, não muito, mas como gestor ambiental, não poderia deixar de comentar uma análise feita por pesquisadores que estimam que, qao menos, 17 milhões de animais vertebrados morreram em consequência direta das queimadas no Pantanal no ano passado. Que isso sirva de alerta para todas as regiões do país. Queimada é crime!

CASAMENTO
Como amplamente divulgado, o MDB deve anunciar a ‘troca de alianças’ com o DEM nesta quinta-feira [16]. A reunião com a executiva do partido está prevista para acontecer no diretório estadual às 17h e a expectativa é que seja uma ‘solenidade’ bem concorrida. Vale lembrar que a decisão tem o apoio da maioria dos emedebistas do Estado.

DIVÓRCIO
Se de um lado a comemoração irá selar a união entre Daniel Vilela e Ronaldo Caiado, por outro lado, o de Gustavo Mendanha, sobram incertezas. Fato mesmo, é que, como consequência, o prefeito de Aparecida deve desembarcar do MDB e buscar um partido que, além de estrutura, dê confiabilidade para que ele possa encarar a disputa em 2022 e principalmente, não lhe traga desgastes.

NA DÚVIDA?
Dizem que o ex-prefeito Evandro Magal vive um dilema: sair do PP [aliados garantem que ele estaria com um pé fora do partido] e disputar uma candidatura a deputado federal pelo PSDB [de Marconi Perillo] ou apenas tentar uma vaga para deputado estadual e se cacifar, visando disputar a prefeitura novamente em 2024? No fundo, quem conhece Magal sabe que ele não entrega facilmente todo o jogo. Definição mesmo, somente no final do segundo tempo, ou seja, seis meses antes do pleito.

SEGUE FIRME
Por outro lado, o ex-ministro e ex-deputado federal, Alexandre do Baldy, presidente do Progressista em Goiás, tem situação cômoda já que continua surfando no cenário político arregimentando lideranças importantes e fortalecendo a legenda. Sua aceitação para o Senado é visível e certamente, ele será apresentado como alternativa interessante na disputa em 2022.

PELA REGIÃO
▶ Goiatuba | Prefeito de Zezinho Vieira [PP] segue bem alinhado com o deputado federal, Adriano do Baldy [PP]. A relação política entre os dois está cada vez mais fortalecida já que o parlamentar tem destinado várias emendas para a cidade, além de ajudar a destravar recursos junto ao governo estadual e federal. A aposta é que a aliança permaneça para 2022!

▶ Água Limpa | Prefeito Zé Carlos [Podemos] tem circulado com desenvoltura por diversos gabinetes de deputados federais e estaduais. Semana passada, esteve com o deputado federal, Glaustin da Fokus, buscando recursos para as demandas do município. Sem muito alarde, tem surpreendido!

▶ Marzagão | Tem surpreendido também, o prefeito de Marzagão [PSC], Solimar Cardoso, que tem investido muito na qualidade de vida da população. Exemplo disso foi à aquisição de material esportivo para incentivar a prática de esportes no município. Excelente iniciativa!

CURTAS
☑ Ao menos os preços do ‘álcool combustível’ devem melhorar. É que agora, as usinas poderão vender seu etanol livremente, como qualquer fabricante, livre do atravessador. A tendência é a redução de preço. A chamada ‘MP da libertação’ do etanol é uma ação de Arthur Lira [PP], presidente da Câmara Federal.

☑ Tribunal Superior Eleitoral [TSE] decide investigar a suspeita de financiamentos nas manifestações do 7 de setembro em todo país. O objetivo é apurar se houve pagamento de transporte, diárias, quem participou da organização e se teve conteúdo de campanha eleitoral antecipada.

☑ Não vacinou, não entra! Sim, agora é regra na cidade do Rio de Janeiro – por conta de um decreto municipal – restringir a circulação de não vacinados contra a covid-19. Outros locais pelo país afora, já estudam impor a medida.

☑ Políticos novatos, outros nem tanto, mas todos com a natural sede de poder – e diante do improvável retorno das coligações que beneficiavam os pequenos partidos – estão revendo os planos para 2022. Muitos devem aproveitar a generosa janela partidária para a tomada de decisão. E ‘seja o que Deus quiser’ ou seria melhor dizer, ‘Deus nos acuda’?

FRASE
“Fanatismo e inteligência nunca moraram na mesma casa”. Não sei de quem é a frase, mas concordo!

Nos vemos na próxima semana!

Samuel Amaral é gestor público e ambiental, analista político e diretor da Agência Press.

☑ As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem posicionamentos da Agência Press.

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*