29 de janeiro de 2022

#coluna | PAINEL POLÍTICO ☑

MOÇÃO DE APLAUSOS
Inicio a coluna desta semana, agradecendo ao vereador, Claudinho Costa, pela Moção de Aplausos oferecida à minha pessoa nesta terça-feira [01] na Câmara de Caldas Novas, ‘pelos relevantes serviços prestados’ em minha trajetória profissional. Meus agradecimentos também, à todos os parlamentares pela unanimidade na aprovação da homenagem. Vamos seguindo!

PELOS MUNICÍPIOS
Deputado federal, Adriano do Baldy [PP] tem sido elogiado com frequência pelo governador Ronaldo Caiado. É que, segundo o chefe do executivo estadual, o parlamentar ‘faz justiça ao mandato que o povo lhe conferiu’. “Adriano é um deputado de poucas palavras, mas de muitas ações em prol dos municípios”, tem dito Caiado.

ESTRATÉGIA
Ao anunciar a intenção de filiação do presidente da Assembléia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira – o que deve acontecer na janela partidária em março – o PP pode estar mais próximo de ‘abocanhar’ uma vaga majoritária na chapa de Ronaldo Caiado [DEM] em 2022. É que o ex-ministro e ex-deputado federal, Alexandre Baldy, presidente da legenda em Goiás, pode ser escalado para a disputa ao Senado. Tem nome, credibilidade e apoio!

É FEDERAL
Com apoio e estrutura, Lissauer Vieira deve vir forte para a disputa à uma vaga de deputado federal. Toda a articulação foi feita pelo prefeito de Anápolis, Roberto Naves, que deve abrir campo para o atual presidente da Assembléia também naquela região. O grupo mostra que tá unido!

EM CRISE
Após afirmativa do presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, de que ‘não existe a possibilidade de seu partido se aliar, com o Republicanos’, o presidente estadual do sigla, deputado federal, João Campos, disse que o ‘momento político atual pede união’. É que Republicanos e MDBistas confirmaram ruptura após o falecimento de Maguito Vilela e a ascenção do prefeito Rogério Cruz em Goiânia. Realmente, desandou!

PELA REGIÃO
➡️ Anhanguera: Prefeito Marcelo Paiva e vice-prefeito, Flávio Pereira, realizaram a entrega de computadores para os professores da rede municipal de ensino, dentro do Programa Mais Educação.

➡️ Ipameri: Prefeito Jânio Pacheco prorrogou o decreto que mantém o regime de flexibilização das atividades comerciais e serviços no município. A ordem é manter aos protocolos sanitários e promover a retomada gradual da economia.

➡️ Corumbaíba: Vereadora Letícia Vieira Caetano [PP] apresentou denúncia ao Ministério Público para apurar superfaturamento na aquisição de equipamentos para a instalação de leito de UTI no Hospital Municipal. Alô prefeito Cebola!

➡️ Água Limpa: prefeito José Carlos está buscando junto à Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte do Estado, melhorias relacionadas ao trânsito, do município e também a instalação de lombada eletrônica nas proximidades da Serra do Belizar, além de sinalização horizontal e vertical de trechos que ligam Água Limpa à Buriti Alegre.

CURTAS
☑ Em entrevista à imprensa essa semana, o presidente do PL em Goiás, Flávio Canedo, fez duras críticas ao governo de Ronaldo Caiado [DEM] a quem chamou de ‘coronel’. Além disso, aproveitou o momento para confirmar que tenta unir a oposição em torno de Gustavo Mendanha – que deve sair do MDB.

☑ Do outro lado da linha, o secretário de Governo, Ernesto Roller, afirma que a oposição ‘está presa no passado e que seu discurso é vazio’ e que o presidente do PL ‘desconhece aquilo que vem sendo feito pelo governo’.

☑ Na capital federal, o governador Ronaldo Caiado participa da reunião agendada pelo Fórum Nacional dos Governadores com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e com os chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário. Para o encontro, foram convidados os presidentes do Senado, e do Supremo Tribunal Federal [STF], entre outros. A ordem é aparar as arestas!

Até a próxima semana!

Samuel Amaral é gestor público, analista político e Diretor da Agência Press.

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*