22 de janeiro de 2022

#coluna | BASTIDORES

PRA COMEÇAR…
Perder tempo em crucificar os outros, é o mesmo desperdiçar oportunidades de fazer, realizar, dar resultados, de plantar e colher. É isso. Bom dia!

FAZ ISSO NÃO
Com medo da repercussão negativa, o prefeito de Caldas Novas modifica decreto, autoriza realização de competições esportivas na cidade, e ‘guarda’ o documento ‘na gaveta’. Faz isso não Kleber Marra. Por pior que seja a repercussão, a transparência é um dos principios fundamentais da administração pública. Norteia inclusive, o bom desempenho do gestor em sua atividade pública. Fica a dica!

VACINA SIM
Nesta segunda-feira [16] a vacinação contra a Covid-19 chega para quem tem 26 anos. Pena que apenas um ponto de imunização esteja disponível: na Câmara Municipal de Caldas Novas à partir das 8h. Por enquanto, estão suspensas as atividades no sistema drive-thru no Aeroporto – até a chegada de novas doses no município.

AJUDA AÍ
Infelizmente em Goiás, mais de 200 mil pessoas estão atrasadas para tomar 2ª dose de vacina contra Covid-19. A Secretaria Estadual de Saúde afirma que a preocupação maior é com as pessoas com comorbidades diante do avanço da variante Delta no Estado. Ajuda ai gente! Vacina é vida…

CONFIRMADO
A Secretaria Municipal de Saúde, confirmou notícia da Agência Press de que, três médicos e um recepcionista, que atuam no Centro de Atendimento e Triagem para o Enfrentamento a Covid-19 [CATE] em Caldas Novas, teriam positivo para Covid-19 e estão em isolamento domiciliar. Voltamos a dizer: todo cuidado está sendo pouco!

ALÔ GALERA!
E atenção! Tem processo seletivo rolando na Prefeitura de Caldas Novas. É que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural, abriu processo seletivo simplificado para a contratação de auxiliar de serviços gerais, na função de coletor. A remuneração para o cargo é de R$ 1.500 reais e inscrições acontecem até o próximo dia 22 de agosto. Se informe: https://www.caldasnovas.go.gov.br

CAUTELA
Testagem positiva de 6% dos visitantes do Mutirama e do Zoológico mostra nova explosão de casos em Goiânia. Neste sábado [14] mais de 170 pessoas testaram positivo para Covid-19, em postos de testagem localizados no Parque Mutirama e Zoológico. Quem testou positivo foi orientado a ir para casa e cumprir isolamento social. Ou seja, quem busca lazer também às vezes, nem sabe que está positivado. Todo cuidado é pouco!

LOTADA
Em Caldas Novas, mesmo com a restrição de funcionamento de hotéis e bares após explosão de casos de Covid-19 neste mês de agosto, a cidade continuava lotada no final de semana. Moradores reclamam da falta de fiscalização e de estrutura na saúde. Alô prefeitura!

POLÊMICA
Membros da bancada federal de Goiás se dividiram sobre a prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson [PTB], cumprida pela Polícia Federal, por ordem do Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira [13]. Claro que, os bolsonaristas foram contra e a oposição, bem favorável. Além disso, o tema é assunto que todo mundo quer opinar. Neh?

COLIGAÇÕES
A volta das coligações partidárias [extintas em 2017] deve permitir novamente, a união das siglas num único bloco nas eleições proporcionais já em 2022. Alguns dizem ser
retrocesso, outros, que o modelo favorece os partidos nanicos e representantes de grupos sociais menores. Enfim, a matéria precisa ser aprovada ainda, no Senado.

VAI ENTENDER
Em 2020 por exemplo, tivemos eleições ‘sem as coligações partidárias’, o que gerou reclamações e críticas. Um exemplo: para a vereança, o candidato Alan Cassio [MDB] obteve 560 votos nas urnas. Mais do que Daniel Caldeira [PRTB] que recebeu 455 votos. Resultado: o primeiro virou suplente, enquanto o segundo está como vereador, mesmo tendo conquistado menor número de votos nas urnas.

Mas, nas eleições de 2016, casos semelhantes também chamaram muita atenção. Mesmo com as chamadas, ‘coligações partidárias’, o assunto polemizou. É o exemplo da psicóloga Gizélia Custódio que obteve expressivos 756 votos enquanto, Andrei Rocha se elegeu vereador, com apenas 470 votos. Vai entender!

AÇÕES & VEREADORES
☑ Andrei Barbosa – apresentou Projeto de Lei que visa dar prioridade no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista [TEA] em espaços públicos ou de acesso público. A ação foi apresentada conjuntamente com o vereador Rodrigo Santos.

☑ Geraldo Pimenta – Teve promulgada uma Lei de sua autoria, que cria Carteira de Identificação do Autista [CIA] para que, pessoas diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista [TEA] tenham atendimento preferencial no município.

☑ Weuller Gonçalves – Teve requerimento que solicita a instalação de um redutor de velocidade no cruzamento das ruas Orozimbo Correia Neto com a rua São Paulo, mais precisamente em frente ao Hotel Triângulo com Restaurante Dona Maria, atendido pelo executivo. A intenção, segundo o parlamentar, é a prevenção.

MUITA CALMA
Apesar do intenso movimento nas redes sociais, inclusive de fake news, o ideal é adotar a ‘filosofia mineira’ quando se trata de eleições. Mais experientes alertam: ‘o jogo ainda não começou e não se pode queimar etapas’. Realmente, o dia a dia da política sempre produz novidades surpreendentes que muitas vezes, influenciam na cotação de novos nomes para compor o cenário político. A conferir o que vem por aí!

JÁ DESISTI
Indomável, incontrolável, muito instável. Sim, o presidente todo ‘santo dia’ fala demais, morde a língua, inventa arestas, afasta companheiros e atrai antipatias gratuitas. Parece um novato na política e na vida pública. O episódio do desfile das tropas em Brasília – um fiasco, diga se de passagem – foi apenas, mais um. Infelizmente, outros muitos virão.

SÓ COMEÇANDO
CPI da Covid, o Fundo Eleitoral, Bolsonaro x STF, Centrão e o poder, Distritão, volta das coligações, fracasso do voto impresso, entre alguns outros, são algumas contendas neste ano véspera de eleições. Esse confronto de ações e idéias tem deixado o brasileiro bem confuso e por vezes, indignado. Mas, pelo visto o segundo semestre será ainda mais complicado sob todos os aspectos. Portanto, apertem os cintos minha gente!

BRASIL
Enquanto Lionel Messi, assinava contrato com o PSG – que planejou faturar com a venda mundo afora de milhões de camisas com o nome do craque – aqui no Brasil, os camelôs já ofereciam o produto “legítimo”, e a preço bem inflacionado. Realmente, os brasileiros precisam ser estudados!

PELAS REDES
“Valorize seu advogado! Depois de sua mãe, ele é a única pessoa capaz de te defender mesmo sem acreditar em você”.

PARA FINALIZAR…
Enquanto algumas pessoas voltam lamuriando as dificuldades, a conjuntura, as portas que encontraram fechadas, sigo cada dia mais motivada a tentar abri-las.

Boa semana a todos! 🙌🏼

Teresa Cristina [Teka] é jornalista, radialista, produtora executiva e editora da Agência Press.

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*