CATALÃO: Prefeito assina ordem de serviço para construção do Parque Pirapitinga  

Ordem de serviço P. Pirapitinga

Obra será inaugurada até novembro

O prefeito Jardel Sebba (PSDB) assinou nessa quarta-feira (16) a ordem de serviço para construção do Parque Pirapitinga, na mata preservada às margens da Avenida Raulina Fonseca Paschoal, próximo à SAE. A obra será feita com recursos municipais viabilizados através do pagamento de outorga onerosa por parte da Construtora Castroviejo, que possui empreendimentos em Catalão.

O Parque será entregue até novembro. “Por força de lei nós conseguimos que a Castroviejo, ao invés de pagar o valor da outorga para o município — que todas as empresas que estão fazendo construções têm que pagar —, construa o Parque Pirapitinga. E assim vamos fazer com outras obras ainda. Isso gera economia em licitações, sem burocracias que encarecem a obra”, explicou o prefeito.

O projeto está orçado em R$ 460 mil. Se a obra fosse realizada pela administração municipal, o valor seria 30% maior e chegaria em cerca de R$ 750 mil. “Vamos economizar, pois nós teríamos que fazer licitação e desta forma estamos otimizando os recursos do município. Estou resgatando mais um compromisso de campanha que é na questão ambiental. Além do Parque Pirapitinga, ainda teremos a modernização da Represa do Clube do Povo, a construção do Parque Santa Cruz (Matinha do Setor Universitário) e a construção do Parque Paquetá (antigo Ibama)”, afirmou Jardel.

Á área terá pista de caminhada, ciclovia, iluminação Led e paisagismo com arborização. A faixa entre a linha do meio-fio e o Parque Pirapitinga, que não possui nenhuma vegetação, ganhará mudas nativas, que serão plantadas no início do período chuvoso. Para a construção da pista de caminhada, serão retiradas 33 árvores de espécies exóticas que estão à beira do meio-fio, e em contrapartida serão plantadas cerca de 450 mudas nativas no local.

Parceria com o setor produtivo

Para o secretário de Meio Ambiente Marcelo Mendonça, Jardel está mostrando o compromisso da administração com as questões ambientais. “Por orientação do prefeito, conseguimos essa parceria com o empresariado, sem os trâmites burocráticos que, infelizmente, não nos ajudam muito. A empresa fará o Parque Pirapitinga, entregando ele pronto, nas mesmas condições. Ganha a população catalana, ganha o Poder Público e ganha o Meio Ambiente”, reforça o secretário.

O empresário Régis Castroviejo explicou que sua construtora está com dois empreendimentos em Catalão: a construção de imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida (faixa dois) e apartamentos de alto padrão próximo ao Parque Pirapitinga. “Acho importante a iniciativa da Prefeitura em estar preocupada com esse bem estar e convívio da população. É um prazer nosso estar sempre participando desse tipo de projeto. O pagamento da outorga pela área de construção será paga em obras para o benefício da população, porque é de interesse nosso também”, pontuou

Investimentos na área ambiental

A construção do Parque Pirapitinga faz parte de quatro projetos ambientais, que passam pela revitalização da Represa do Clube do Povo, com reparos no calçamento e troca da iluminação convencional por Led; a primeira etapa das obras do Parque Natural Municipal do Setor Santa Cruz e a criação do Parque Paquetá (antigo Ibama).

Os quatro projetos terão cerca de oito quilômetros de ciclovia e pista de caminhada. “O conceito é o mesmo, ciclovias, pistas de caminhada, iluminação Led. No Parque Santa Cruz haverá alambrado para criar uma rede de proteção para os moradores e também animais e plantas, e no Paquetá também, uma vez que funcionários da Secretaria de Meio Ambiente trabalham no local”, lembrou o secretário de Meio Ambiente.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#colunadofreitas | Resultado das contas públicas Brasil em 2023

Os governos estaduais, municipais e federal, organizam as suas finanças através das suas contabilidades semelhantes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *