#caldasnovas | PREFEITURA IMPLEMENTA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Caldas Novas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, implantou, nesta segunda-feira, o Programa de Coleta Seletiva no município. A inauguração foi marcada pelo início dos trabalhos na Unidade de Processamento de Material Reciclado, localizado no Setor Itaguaí ll. O projeto é fruto de uma parceria do Instituto Recicleiros com a prefeitura e o investimento total advindo de ambos é na ordem de R$ 3 milhões.

Para o prefeito Kleber Marra, que acompanhou o lançamento do programa, trata-se da realização de um sonho. “Foi uma das primeiras metas que tracei ao assumir a prefeitura. Tivemos muito trabalho para chegar até aqui. Com essa iniciativa estamos saindo à frente de grandes centros e nos tornando referência em todo Brasil no quesito sustentabilidade”, destacou ao informar que estão sendo gerados 45 empregos diretos e indiretos com a implementação da coleta seletiva.

O secretário de Meio Ambiente, Sérgio Gustavo, explicou que o processo é bem simples. “O cidadão pode consultar através do site chegouareciclagem.org.br para saber o dia e horário que o caminhão passará em seu bairro. No site, também é possível verificar a lista dos materiais que são recicláveis”, disse ele.

De acordo com o presidente da Cooperativa Recicla Caldas Novas, Marcelo Afonso, a previsão inicialmente é de 70 toneladas sejam recolhidas mensalmente. “Para a coleta seletiva porta a porta, não é necessário acondicionar separadamente os materiais, uma vez que os catadores fazem a triagem nos galpões das cooperativas, No entanto, é preciso separar plástico, vidro, papel e metal do lixo comum, deixá-los limpos, secos e compactados em um saco à parte”, ressaltou o presidente ao enfatizar que é preciso isolar o vidro dos demais.

Já o presidente do Instituto Recicleiros, Rafael Henrique, reforçou a importância da parceria com o poder público para a concretização e boa execução do projeto. “Em Caldas Novas, tivemos todo o apoio e empenho da Prefeitura para tornar a coleta seletiva realidade. Agradeço ao prefeito Kleber Marra, que tem uma visão estratégica de política pública, afinal, esse não é um projeto de um mandato, mas sim um legado para toda população”, falou.

(Fonte: Secretaria de Comunicacão)

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

PAINEL POLÍTICO (13/06/2024)

Caldas Novas | A disputa para eleições na cidade das águas quentes, segue polarizada. De …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *