O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra (Republicanos), exonerou todos os servidores comissionados da administração municipal, na tarde desta segunda-feira (31/10).
As demissões foram publicadas no Diário Oficial do Município. O desligamento em massa consta no decreto nº 1.748/2022 e abrange vários cargos e níveis dentro da administração pública.
A prefeitura ainda não se manifestou sobre a decisão. No entanto, o decreto deixa claro que, a perda abrupta de receita decorrente do ICMS, da energia elétrica e das telecomunicações (referente a Lei Complementar no 194, de 23 de junho de 2022, oriunda do Governo Federal) e o caos financeiro e administrativo deixado pela gestão 2017/2020, seriam responsáveis pelas exonerações.
O ajuste fiscal teria sido também, uma recomendação dos Departamentos de Contabilidade e Tribunais de Contas, no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O documento diz ainda que não houve demissão de titular de nenhuma pasta e presidentes/diretores de autarquias. Vale esclarecer que os servidores efetivos continuam a cumprir suas competências regimentais.
Algumas cidades de Goiás, incluindo a capital Goiânia, adotaram medidas semelhantes. Informações extraoficiais garantem, que haverá a recontratação gradual de alguns servidores nos próximos dias. A conferir!
Agência Press