24 de junho de 2021

#caldasnovas | MAGDA MOFATTO É A ÚNICA DEPUTADA GOIANA NA PEC DO VOTO IMPRESSO

A deputada Magda Mofatto [PL] é a única parlamentar do Estado entre os titulares da comissão especial para debate da PEC 135/19, que trata sobre cédulas físicas para plebiscitos, o voto impresso. O tema é amplamente defendido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro e por seus aliados, grupo do qual Magda faz parte.

Para que uma mudança na legislação tenha validade na eleição de 2022, é preciso que a alteração seja aprovada um ano antes do pleito, ou seja, início de outubro de 2021. Entre os deputados, a percepção é de que o momento ainda é de articulações, sem certezas sobre êxito.

No debate sobre voto impresso, Magda Mofatto diz que a principal opção é a impressão do voto registrado na urna eletrônica para que o eleitor possa confirmar sua escolha ao ver a cédula. O eleitor não poderia tocar o documento. “Eu sou favorável. Já sofri com fraude em computador e com clonagem de celular. Não confio. Por mais que o Judiciário garanta a segurança da urna eletrônica, ainda tenho as minhas dúvidas. A possibilidade de auditar o voto através da impressão é só mais garantia positiva para o resultado das eleições”, diz.

Para a deputada, a aprovação da matéria dependerá de vontade política de líderes de partidos. Parlamentar da oposição, Otoni classifica a proposta como retrocesso.

RETROCESSO

Na visão da doutora em Ciência Política e professora da Universidade Federal de Goiás [UFG] Denise Paiva, as propostas de mudanças nas regras eleitorais que atualmente ganham destaque na Câmara dos Deputados não contribuem para aperfeiçoar o sistema e são extemporâneas.

Para a doutora, o tópico que mais chama a atenção é a possibilidade de instituir o voto impresso. “Sabemos que é um tema que está na agenda do presidente Bolsonaro. É uma forma de jogar cortina de fumaça sobre a legitimidade da eleição. Temos cerca de 30 anos de uso da urna eletrônica. As eleições têm sido limpas e competitivas. O presidente nunca apresentou provas para as acusações. Acredito que há outros interesses”, diz. [Karla Araújo | O Popular]

🌐 | Acesse nosso portal: www.agenciapress.com
🎯 | Acesse nosso Facebook: https://facebook.com/agenciapress
📌 | Confira nosso Instagram: https://instagram.com/agencia.press
🐤 | Acompanhe nosso Twitter: https://twitter.com/AgenciaPress
📲 | Add nosso Whatsapp: [64] 9 9949 4284

Agência Press | Notícias | Jornalismo
Marketing Digital | Redes Sociais

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*