Caldas Novas: Vereador elabora projeto de lei para combater a prática de bullying

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

Esse assunto é mais uma preocupação do vereador e presidente da Câmara Municipal de Caldas Novas, Saulo Inácio, que observando o aumento dessa prática nas escolas, elaborou um Projeto de Lei sob o Nº 089/2015, que dispõe sobre medidas de conscientização e combate ao “BULLYING” escolar.

Neste projeto, os profissionais de educação deverão ser capacitados para implementar ações de discussão, prevenção e solução do problema. “Além disso, serão publicados relatórios anuais das ocorrências de violência nas escolas e nas redes de ensino”, esclareceu o presidente.

Outro propósito desse projeto, de acordo com o vereador é orientar as famílias e responsáveis para que possam identificar e enfrentar as situações de bullying, bem como garantir assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores.

 

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/bullying-escola-494973.shtml

 

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

#caldasnovas | GESTÃO MUNICIPAL ANUNCIA MUDANÇAS NO COMANDO EM VÁRIAS PASTAS

Em Caldas Novas, as pastas de Saúde, Desenvolvimento Rural, Administração, Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais, Escola …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *