Últimas Notícias
Capa / Destaques / SAÚDE|Você sabe calcular a quantidade de água necessária para hidratar seu corpo?

SAÚDE|Você sabe calcular a quantidade de água necessária para hidratar seu corpo?

A primeira quinzena de janeiro fechou com recorde de calor em Goiânia. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura chegou a 35,9°C no dia 15 de janeiro. Esta temperatura é bastante elevada para o mês de janeiro, em que temos excesso de nebulosidade e chuva frequente. Mas em dias como esse 15 de janeiro, manter a hidratação se torna ainda mais essencial. Mas, como saber qual é a quantidade certa de água que seu
corpo precisa?

O nutrólogo Ribamar Cruz explica que para calcular qual deve ser o consumo diário de água para manter o corpo minimamente hidratado, basta calcular o peso da pessoa por 35. “Um estudo científico aponta que é necessário 35 mililitros de água pelo quilo de peso de cada pessoa. Ou seja, uma pessoa de 45 quilos deve tomar 1,5 litros de água por dia (45 x 35 = 1,575, o que equivale de 7 a 8 copos de água) e já uma pessoa com 80 quilos precisa de pelo menos 2,8 litros”, explica.

O profissional explica, que principalmente em dias muito quentes, a água deve ser consumida ao longo de todo o dia, de preferência de hora em hora. “Existe uma crença de que todas as pessoas precisam tomar cerca de dois litros de água por dia, mas isso varia de acordo com o peso pessoa, por isso é importante ficar atento a esse cálculo”, fala Ribamar.

Os benefícios de manter a hidratação corporal em dia são muitos. Segundo o nutrólogo, o consumo na quantidade correta de água ajuda a regular a temperatura do corpo, combate acne, estrias e celulites, melhora o funcionamento e previne o aparecimento de pedras nos rins, facilita a digestão, além de diminuir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea, ainda pode auxiliar no emagrecimento”, destaca o médico.

Ele também afirma que é preciso atenção para não exagerar no consumo de água. “Assim como ingerir água abaixo do aconselhado, consumir em demasia pode causar desequilíbrio eletrolítico (dos sais minerais) e causar efeito oposto, que traz uma série de incômodos”, diz.

Sobre Vanessa Alencar

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*