Últimas Notícias
Capa / Destaques / 🗳🗣 #Política | EXPLOSÃO DE CANDIDATURAS SERÁ A MARCA DE 2020

🗳🗣 #Política | EXPLOSÃO DE CANDIDATURAS SERÁ A MARCA DE 2020

53671893_1511505415653538_3499938166264037376_n

As eleições municipais de 2020 serão as primeiras sem a possibilidade de coligações proporcionais [ou seja, para vereador] entre os partidos. A mudança, que tornou menos atraente a formação de alianças nas campanhas majoritárias, vai provocar uma explosão de candidaturas. Partidos sem tradição em disputas para o executivo já buscam nomes com potencial para alavancar a chapa de vereadores.
Segundos especialistas e dirigentes partidários ouvidos pela reportagem, com o novo modelo, as legendas sem candidatos fortes para o executivo não poderão mais pegar “carona” nos votos da coligação para vereador.

Até 2018, os deputados federais, estaduais e vereadores eram eleitos no modelo proporcional. A distribuição das vagas era, portanto, feita por um cálculo com base nos votos da coligação. Dessa forma puxadores de voto como o palhaço Tiririca (PR) ajudavam a eleger políticos de menor expressão de outros partidos coligados. As legendas com nomes competitivos, por sua vez, aceitavam o acordo em troca do tempo de televisão e muitas vezes perdiam vagas no parlamento.

Especialistas em direito eleitoral acreditam que 2020 vai haver o maior número de candidatos a vereador da história e aumentar muito também o número de candidaturas majoritárias. Outra mudança na lei eleitoral, é que a partir do ano que vem, cada partido vai contar apenas com seus próprios recursos. Acredita se ainda, que a eleição será muito pulverizada, já que a tendência é que os partidos pequenos também devam lançar candidatos. [Fonte: O Popular]

Agência Press |Notícias |Jornalismo
Marketing Digital | Redes Sociais

Sobre Teresa Cristina [Teka]

Teresa Cristina [Teka]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*