Últimas Notícias
Capa / Governo / GOIÁS DE RESULTADOS | Detentos poderão produzir enxovais de bebê para gestantes

GOIÁS DE RESULTADOS | Detentos poderão produzir enxovais de bebê para gestantes

O Programa Goiás de Resultados promove integração entre os projetos dos dois órgãos e incentiva a ressocialização nos presídios do Estado

 

O Programa Goiás de Resultados está unindo as atuações da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) para estruturar os projetos de ressocialização dentro das penitenciárias estaduais. A expectativa é de que, em breve, detentos possam trabalhar na confecção de enxovais para recém-nascidos que serão doados para grávidas carentes. “É um trabalho que vai ressignificar as vidas de todas as pessoas”, afirmou a Diretora da OVG, Jeane Abdala.

Nesta quinta-feira (30), os representantes da OVG apresentaram o projeto que já existe dentro da instituição de confecção do Kit Enxoval com 14 peças de roupa e uma bolsa. No ano de 2019, mais de 4,5 mil gestantes carentes (ou em situação de risco) receberam o kit em vários municípios do Estado.

Atualmente, a OVG gasta em média 25 dias e investe R$ 106,54 para a confecção de cada enxoval. Com o uso da mão de obra carcerária, o Estado espera que esse valor seja reduzido. Considerando as vantagens sociais e econômicas, a mão de obra carcerária é algo a ser potencialmente explorado.

O Comitê do Goiás de Resultados acredita que unindo o projeto da OVG com a força de trabalho dos presidiários administrados pela DGAP, é possível aumentar a capacidade de produção dos kits ao mesmo tempo em que incentiva a ressocialização.  Os presos poderão atuar nas fases de costura, acabamento e embalagem.

“As atividades de ressocialização fazem parte dos indicadores da segurança pública. Ampliam as possibilidades de reinserção no mercado de trabalho e, a partir disso, evita casos de reincidência criminal”, acrescentou o Superintendente de Reintegração Social e Cidadania, Leoni di Ramos Caiado.

WhatsApp Image 2020-01-31 at 09.44.48

Sobre Vanessa Alencar

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*