O dispositivo tem um valor estimado de 150 mil a 200 mil euros
France Presse
Viena – A única câmera de fotos da Nasa que retornou à Terra após as diferentes missões Apollo na Lua entre 1969 e 1972 será leiloada em Viena no dia 22 de março, declarou nesta quinta-feira (30/1) à AFP a galeria Westlicht. O dispositivo, com um corpo prateado que pode se atar à parte dianteira do traje de um astronauta, tem um valor estimado de 150 mil a 200 mil euros, explicou Peter Coeln, fundador da Westlicht, uma das galerias mais famosas do mundo no campo da fotografia.
No total, a Nasa levou 14 câmeras entre as missões Apollo 11 a 17, mas apenas uma retornou à Terra, provavelmente devido aos problemas para retirar o rolo ao fim de sua utilização. As outras treze máquinas, cada uma pesando vários quilos, foram abandonadas na Lua para permitir que os astronautas trouxessem pedras lunares à Terra, já que o peso era uma preocupação importante nas missões.
O americano Jim Irwin utilizou a câmera Hasselblad e tirou 299 fotografias em três dias na Lua durante a missão Apollo 15. O aparelho foi colocado à venda por um colecionador italiano, que a havia comprado de um americano. Uma pequena placa no interior da câmera, com o número 38 – o mesmo que aparecia nas fotos da Nasa – “é a prova 100% de que esta câmera é a verdadeira e que esteve de verdade na Lua”, disse Peter Coeln.
A galeria Westlicht leiloou em 2012 a câmera de fotos mais cara do mundo, um protótipo da Leica de 1923, por 2,16 milhões de euros.