No ato de entrega de ônibus escolares urbanos acessíveis e 50 salas modulares climatizadas na sede da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte na tarde desta terça-feira (26), o governador Marconi Perillo rebateu acusação feita pelo deputado Major Araújo, em seu perfil no facebook, de que o Estado estaria anunciando a compra de veículos que teriam sido doados pelo Governo Federal.
De posse dos documentos contábeis que comprovam o pagamento de R$ 9,32 milhões pelos cofres públicos estaduais na aquisição dos ônibus, o governador Marconi Perillo respondeu a acusação do deputado oposicionista com a informação de que “100% dos recursos utilizados para as aquisições são oriundos do Governo do Estado de Goiás”.
Sem nominar o parlamentar, o governador lamentou a atitude do deputado. “Fiquei sabendo que um deputado mau-caráter divulgou na Internet que esses ônibus teriam sido doados pelo Governo Federal e que nós havíamos colocado neles a marca do Governo de Goiás. Eu desafio qualquer um a provar que pelo menos um bilionésimo disso seja verdade”, desabafou o governador ao expor as notas de empenho que foram entregues a todos os prefeitos beneficiados.
Marconi fez questão de esclarecer que quando existem recursos federais em bens ou obras que inaugura, ele faz questão de citar a fonte e agradecer ao Governo Federal e aos ministros. “Eu nunca deixei de reconhecer nada que tenha vindo do Governo Federal. A pior coisa que pode haver é a mentira. E isso é uma mentira.
Empolgado com os investimentos que estão sendo feitos na educação e os bons resultados colhidos pela experiência das salas modulares climatizadas, bastante elogiadas pelos alunos, professores e diretores de escolas, na solenidade presidida pela secretária Raquel Teixeira, o governador Marconi Perillo disse que já tem data para que a Seduce sedie mais um evento para o anúncio de novos benefícios em todo o Estado.
“O próximo evento aqui – anunciou – será para informar a entrega de recursos para a reforma de cerca de 300 escolas e mais de 200 quadras esportivas em escolas estaduais”.
Ele destacou que o Estado de Goiás, a par da estagnação vivida por quase todo o País, continua a trabalhar e a investir. A administração estadual, disse, está tirando “leite de pedra” para poder ajudar os prefeitos a atravessarem esse momento difícil.
Marconi agradeceu os prefeitos por compreenderem as dificuldades geradas pelo momento de instabilidade política e econômica e os reflexos que elas causam na administração estadual. “Nós estamos atravessando dois anos seguidos de recessão e depressão, os mais graves da história brasileira. Nunca se perdeu tantas receitas, jamais se viu a atividade econômica tão paralisada quanto agora. Apesar disso, nós estamos enfrentando os desafios e colaborando com as prefeituras”, disse.
Tão logo o País reconquiste a estabilidade política e econômica, gere empregos e mais renda aos brasileiros, o governador Marconi Perillo disse que o Estado irá intensificar a sua presença nos municípios, apoiando os prefeitos em novas obras e recursos. “Se não estamos fazendo mais é porque temos as mesmas dificuldades de todos os demais estados e do Governo Federal”, declarou.
Ônibus escolares
Na solenidade desta tarde foram entregues 50 novos ônibus a serem utilizadas no transporte de alunos da zona rural para a zona urbana. Os veículos irão beneficiar tanto alunos das escolas estaduais quanto das municipais.
Os veículos, com capacidade para 22 estudantes, são equipados com ar-condicionado, aquecedor, ventilador, cinto de segurança de três pontas, câmera de ré, plataforma de elevação (item de acessibilidade) e vaga para alunos cadeirantes.
Salas modulares
A instalação das salas modulares climatizadas faz parte de uma ação do Governo de Goiás e da Seduce para atender, de forma emergencial, a grande demanda por vagas no Ensino Fundamental e Médio nas escolas da rede pública estadual.
A primeira cidade a receber as salas é Jataí, que já conta com quatro unidades instaladas na Escola Estadual Washington Barros França, no Bairro Jacutinga. Outras três salas deverão ser entregues à mesma instituição até a próxima semana.
Ao todo, a Seduce adquiriu 50 salas modulares. Cinco serão instaladas no distrito de Girassol (Cocalzinho), 12 em Inhumas e Goianira, sete em Jataí, seis em Anápolis, cinco em Senador Canedo, dez na Região Metropolitana e cinco em Aparecida de Goiânia.
As salas possuem 45 metros quadrados e contam com paredes termoacústicas, três aparelhos de ar condicionado, lousa branca e atendem a 35 estudantes. “Nós buscamos essa alternativa das salas modulares para suprir a falta de vagas em locais onde as escolas estão sendo construídas. Foi uma solução criativa, barata e muito confortável. Nós estamos construindo, principalmente no Entorno de Brasília, mais de 30 novas Escolas Padrão Século XXI, moderníssimas. A ideia que se tem é que essas salas modulares sejam provisórias. Mas, pelo que nós estamos notando, os alunos estão gostando tanto delas que algumas podem ficar de forma definitiva”, comentou o governador.
Para a implantação das salas, o investimento feito pelo Governo de Goiás e Seduce foi de cerca de R$ 3,8 milhões.
A solenidade ocorrida na tarde desta terça-feira na sede da Seduce foi bastante prestigiada por prefeitos, secretários e parlamentares. Além de quase todos os prefeitos beneficiados – dentre eles o vice-presidente da Associação Goiana de Municípios – AGM – Issy Quinan, prefeito de Vianópolis, e o presidente da Federação Goiana de Municípios, prefeito de Panamá, Divino Alexandre, estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Hélio de Souza, seis deputados estaduais, sub-secretários regionais de educação, diretores e professores de unidades escolares do Estado.