Comunidade Terapêutica é interditada pela Vigilância Sanitária de Caldas Novas

A operação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11, no setor Canaã, durante uma inspeção e em resposta à denúncias de irregularidades e as condições precárias, tanto estruturais sanitárias quanto administrativas, na comunidade. De acordo com a Vigilância Sanitária, nove internos estavam recolhidos local, e após a ação, todos foram acolhidos por familiares.

Os responsáveis pela ‘Comunidade Terapêutica’ foram autuados e multados pelo órgão. Foram encontradas irregularidades como ausência de alvarás (sanitário e do corpo de bombeiros), documentação, condições precárias, falta de projeto terapêutico e de recursos humanos. O local, que deveria funcionar como uma comunidade terapêutica para tratamento de dependência química, também abrigava internos fora desse perfil.

Equipes da Polícia Militar, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) também atuaram na ocorrência.

“A Vigilância Sanitária iniciou uma operação de busca ativa em comunidades terapêuticas que apresentam irregularidades e não cumprem as exigências sanitárias. Reforçamos que o nosso canal de denúncias está disponível para que a população possa colaborar, permitindo a identificação e fiscalização de estabelecimentos que estejam funcionando de forma clandestina, em prol da saúde e segurança pública”, relatou a Diretora da Vigilância Sanitária, Thainá Thamires.

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal pelo telefone (64) 99900 2251.

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

Ação Social realiza mutirão de atendimentos em Caldas Novas no próximo sábado

O Governo de Caldas Novas, através da Secretaria de Ação Social e Melhor Idade, convida …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *