PELA REGIÃO
▶ Prefeito Zé Carlos de Água Limpa entregou, na ultima sexta-feira [13] os chamados ‘kits escolares’ aos 233 alunos da rede municipal de Educação. Segundo o chefe do executivo, a ação é ‘mais uma forma de possibilitar apoio às famílias e minimizar os impactos da pandemia da Covid-19’. A atual secretária de Educação, Karina Damacena foi elogiada.
▶ Em Goiatuba, além das várias obras de infraestrutura em andamento, a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a vacinação [75% da população vacinada com a 1ª dose] e a testagem em massa, o prefeito Zezinho Vieira [PP] tem priorizado também, as ações do SMT no sentido de manter a sinalização urbana em dia. E o melhor: lá não tem indústria de multas. É trabalho de educação e conscientização mesmo!
▶ Prefeito de Marzagão, Solimar Cardoso, vem sendo elogiado pela população, por conta da reforma e ampliação da Escola Municipal “Pingo de Gente”. Iniciada em maio, as obras estão a todo vapor. Para a população, a dedicação da secretária de Educação, Sirlana Tibúrcio, tem favorecido o bom trabalho do setor no município. Merece elogios, realmente.
É SENADO
Por onde passa, o ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy [Progressista] tem dito que está se preparando para concorrer ao Senado em 2022. A articulação do partido é que ele busque vaga na majoritária com Ronaldo Caiado governador. A conversa está bem avançada e ele tem total apoio do Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Dizem que o imbróglio envolvendo a saída do seu irmão, Adriano Baldy da Secretaria de Cultura do Estado, estaria superado.
COM MORAL
O articulado deputado estadual, Francisco Oliveira anda com total desenvoltura no Palácio das Esmeraldas e tem indicado aliados para cargos no governo estadual. Segundo informações, ele estaria deixando o PSDB para se filiar ao DEM de Ronaldo Caiado. A troca é considerada legítima já que sua proximidade com o governador é ‘pessoal’ e existe há mais de 30 anos. Chiquinho, como é conhecido, defende a aliança do DEM com o MDB.
MINAÇU
Justiça manda suspender extração e exportação de amianto em Goiás. A decisão do judiciário federal também ordenou suspensão dos efeitos de autorizações da Agência Nacional de Mineração para a atividade. O prefeito Carlos Alberto Leréia, de Minaçu – onde está sediada a empresa Sama Minerações Associadas, subsidiária da Eternit – promete unir forças ao governo de Goiás para reverter à decisão. Tudo em prol da geração de emprego e renda no município. “Vamos lutar pra defender nossa principal riqueza: o amianto crisotila”, afirma Leréia.
TÁ TUDO CERTO
Entre janeiro e agosto deste ano, os gastos com cartão o corporativo do presidente da república atingiram quase R$ 6 milhões. O valor é o maior da série histórica, iniciada em 2001, quando os presidentes passaram a utilizar a verba. A conta não inclui outros órgãos do governo, que têm seus próprios cartões corporativos. Estão computados apenas aos gastos da família do presidente em viagens e as despesas domésticas, por exemplo. Mas, tá tudo certo, não é?
FIM DOS TEMPOS
De extrema-esquerda, o Partido da Causa Operária [PCO] comemorou a tomada do poder pelo Talibã no Afeganistão e a retirada das “ocupações imperialistas” norte-americano. A afirmação gerou indignação nas redes sociais e por aqui também. Absurdo!
JÁ AVISOU
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco deixou muito claro que a volta das coligações que está sendo aprovada pela Câmara dos Deputados não deve ser aprovada na Casa revisora. Para ele, a reedição as coligações partidárias nas eleições proporcionais é um retrocesso’’. Como diz certo deputado goiano, ‘tá dado o recado’.
DESMORALIZADO
Desmentido por vários movimentos de caminhoneiros que existem, e achincalhado nas redes, o cantor e ex-deputado federal, Sergio Reis entrou em processo de reclusão total. É que ele gravou um vídeo afirmando que haveria uma grande paralização no início do mês de setembro ‘ordenando’ o voto impresso e a cassação de ministros do Supremo Tribunal Federal [STF]. Prometeu inclusive, ‘invadir o Senado e quebrar tudo’. Resultado: pediu desculpas e entrou em depressão. Pareceu demência, isso sim.
CURTAS
☑ O Brasil literalmente em ebulição até 7 setembro. Tudo por conta da ‘peleja ‘envolvendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
☑ Acuado e calado, o ex-juiz federal e ex-Ministro da Justiça, Sérgio Moro, parece ter desistido de concorrer à Presidência 2022. Tentam convencê-lo sair à Câmara Federal ou ao Senado. Será?
☑ E por falar em Goiás: há pressão na base governista para que o deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, seja o vice de Caiado em 2022. É que parte da base ‘caiadista’ tem rejeitado o nome presidente do MDB, Daniel Vilela.
FRASE
“Um fanático é um orador completamente surdo”. [Kalil Gibran]
Até a próxima semana!
Samuel Amaral é gestor público, analista politico e diretor da Agência Press.