CONVITE
Bem diferente do primeiro semestre, a política tornou-se, neste mês de agosto – direta e indiretamente – um assunto onipresente na vida de toda população, provocando consensos, dissensos e até, brigas familiares.
Talvez por isso, seguimos insistindo em noticiar bastidores, articulações partidárias, dança de nomes e de cadeiras nas esferas federal, estadual e municipal. E você leitor é nosso convidado!
PELA REGIÃO
➡️ O prefeito de Catalão, Adib Elias, deve deixar o Podemos ainda esta semana. Segundo ele, ‘partido pequeno ninguém sabe quem manda’ e ele ‘não fará mais parte disso’. O anúncio foi feito à imprensa, após um possível acordo entre a legenda nacional e o deputado federal, Professor Alcides, que estaria buscando o comando em Goiás. Adib deve ficar sem partido até sua próxima participação eleitoral. Será?
➡️ Prefeito de Goiatuba, Zezinho Vieira [PP] segue cumprindo agenda semanal em Goiânia em busca de benefícios. Depois da grande obra de infraestrutura e pavimentação asfáltica com recursos de mais de 15 milhões no setor Santa Paula, ele luta agora pela duplicação da GO 320 até o trevo da BR 153 junto ao Governo de Goiás. E vem mais coisa boa por aí!
➡️ Outro que tem lutado para, além de reorganizar as finanças e ainda buscar benéficos para a cidade é o prefeito de Água Limpa, Zé Carlos. Esta semana, ele garantiu junto ao governador Ronaldo Caiado, a inclusão do município no programa ‘Mães de Goiás’ que destina apoio financeiro no valor de R$250 às mães que tenham filhos com até seis anos e vivem em situação de vulnerabilidade social.
FORTALECIDO
Presidente da Assembléia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira se reúne com 64 prefeitos em Rio Verde e faz boa demonstração do seu capital político para o governador Ronaldo Caiado [DEM], que esteve no encontro. O parlamentar é cotado para compor a chapa de Caiado a reeleição em 2022, provavelmente na vaga de vice-governador. Mas também pode vir à deputado federal.
MAIS UM
O deputado federal João Campos tem afirmado que uma candidatura ao Senado é seu projeto “n°1” para 2022. O Republicano tem buscaso espaço na chapa do governador Ronaldo Caiado [DEM] e deve ‘brigar’ pela vaga com Henrique Meirelles [PSD], Alexandre Baldy [PP] e Zacharias Calil [DEM].
JÁ ERA
A deputada federal Flordelis [PSD-RJ] perdeu o mandato nesta quarta-feira [11] após votação do Plenário da Câmara dos Deputados. Foram 437 votos favoráveis, 7 contrários e 12 abstenções. O que chamou atenção, na verdade, foi o registro de um dos raros momentos na Câmara Federal: votação quase unânime.
PODER
Ao colocar em pauta para a decisão do plenário do Congresso Nacional a questão do voto impresso, o presidente da Câmara de Deputado, Arthur Lira [PP] mostrou que sabe fazer política e que quem ‘manda’ agora no Palácio do Planalto é o centrão. Resultado: voto impresso sepultado.
NO GIRO
Segundo coluna ‘O Giro’ de O Popular, o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra [Republicanos], esteve no Ministério do Turismo, ao lado da deputada federal, Magda Mofatto [PL]. Foram no mesmo helicóptero. Sinais de novos tempos republicanos? Ninguém acredita!
RETROCESSO?
O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira [11] o chamado “distritão” e aprovou a volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais [para deputados federais, estaduais e vereadores].
Mas, para entrar em vigor, a proposta precisa ser aprovada em dois turnos na Câmara e no Senado – que resiste ao tema. Para valer em 2022, as mudanças precisam ser promulgadas até o início de outubro. Vamos ver!
CURTAS
☑ A CPI da covid parece ter estreitado alinhamento do ex-presidente Lula da Silva com o senador Omar Aziz [PSD], presidente do colegiado.
☑ O governador de São Paulo, João Dória [PSDB], afirmou arrependimento e culpa na eleição do presidente Jair Bolsonaro.
☑ E para Bolsonaro, Dória é um “patife” por fazer restrições contra covid. E a ‘troca de gentilezas’, continua!
☑ Deu ruim: ao menos 155 países de vários continentes adotam restrições para turistas brasileiros por causa da covid-19. A medida ocorre diante do avanço da variante Delta no país!
Até a próxima semana!
Samuel Amaral é gestor público e diretor da Agência Press.