VOTO IMPRESSO
Nas últimas semanas, a deputada federal, Magda Mofatto declarou ‘efusivamente’ ser favorável ao voto impresso. Chegou a dizer que teria sido vitima de ‘fraude em computador e clonagem de celular’. Do outro lado, o PL Nacional fechou posição a favor do sistema atual de votação, pela urna eletrônica, contra a proposta do voto impresso.
JOGO DUPLO?
Com a decisão nacional, o presidente do PL em Goiás tratou de alinhar sua posição e declarou à imprensa ser ‘contra o voto impresso auditável’. Para ele, ‘nunca houve fraude comprovada nas urnas eletrônicas, mas sim, ilações’. Estaria ele falando do presidente Bolsonaro – defensor da medida? Ou apenas, jogando opinião para agradar a cúpula nacional? A conferir!
DEBANDADA
E por falar em PL, um pacote de desfiliações do Partido Liberal em Goiás estaria sendo preparado. O ato é decorrente do imbróglio entre a deputada federal Magda Mofatto – manda chuva da legenda – e o governador Ronaldo Caiado, do DEM.
Caiado já teria inclusive, confirmado a filiação dos prefeitos, Alécio Mendes [Leopoldo de Bilhões] e Francisco ‘Chico Vaca’ de Corumbá de Goiás, ambos do PL, no DEM. Segundo fontes, Alessandro Otone Barcelo [Cocalzinho] e Cleiton Martins [São Domingos] também estariam desembarcando. Manda quem pode, obedece quem tem juízo?
ESTADUAL OU FEDERAL?
Fora dos holofotes, mas sempre antenado nas redes sociais, o ex-prefeito Evandro Magal [PP] segue trabalhando pela região em busca de viabilizar disputar as eleições ano que vem. Resta saber se a deputado estadual ou federal.
Aliados próximos arriscam confirmar Magal na Câmara Federal. Outros, admitem que para a Assembléia Legislativa a eleição seria garantida. E que venha 2022!
2022 COMEÇOU
Sabemos que o próximo ano de 2022 será mais um ano de eleição em que votaremos para presidente da República, governador, senadores e deputados federais e estaduais. E mesmo com toda ‘cautela’ por conta da pandemia da Covid-19, os bastidores fervilham e muita água ainda deve passar ainda ‘por debaixo das pontes’. Veremos!
ESTRATÉGIA?
Causou um verdadeiro ‘frisson’ na classe política em Caldas Novas o pedido de exoneração do chefe de gabinete do prefeito Kleber Marra, o consultor político e especialista em marketing, Rodrigo Brum.
Ainda sem uma declaração oficial do que teria motivado a saída, é possível observar pelas redes sociais que Brum retomou as rédeas de sua conceituada agência, a AAZ, e se fortalecendo em várias regiões do Estado e continua próximo do prefeito. Certamente, vem novidades por aí. É esperar, para ver!
Até a próxima ☑
Teresa Cristina [Teka] é jornalista e editora da Agência Press.