Casa do Abraço já atendeu mais de 250 crianças em Abadiânia

Unidade oferece atendimento gratuito e especializado a crianças e adolescentes com transtornos como o autismo e o TOD, além de suporte a famílias em situação de vulnerabilidade social

O projeto de Lei, enviado à Câmara de Vereadores de Abadiânia pelo Executivo, que cria o Centro de Atendimento Multiprofissional Vitória Vieira – Casa do Abraço, foi aprovado por unanimidade, nesta semana. A unidade, implementada pelo prefeito Dr. Itamar, oferece atendimento gratuito e especializado a crianças e adolescentes com transtornos como o autismo e o TOD (Transtorno Opositivo Desafiador), além de suporte a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, a Casa do Abraço já presta serviços essenciais à comunidade, com foco no desenvolvimento cognitivo, emocional e da linguagem. De acordo com relatório técnico apresentado nesta semana, entre janeiro e junho de 2025, a unidade realizou 69 atendimentos com psiquiatra, 45 com psicóloga, 78 com psicopedagogo (com 14 crianças ainda na fila de espera), 40 com fonoaudiólogo (com 22 em espera) e 28 com neuropsicóloga, sendo essa última a especialidade com maior demanda reprimida, com 50 pacientes aguardando atendimento.

A demanda crescente revela a importância da estrutura, ao mesmo tempo em que reforça a necessidade de ampliação da equipe para reduzir o tempo de espera, especialmente nas áreas de neuropsicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia.

“A Casa do Abraço é mais do que uma estrutura. É um compromisso com o cuidado, com o futuro das nossas crianças e com o acolhimento das famílias. Desde sua implantação, o centro tem feito a diferença na vida de dezenas de crianças e adolescentes de Abadiânia. Agora, com o respaldo da Câmara, damos um passo firme na institucionalização desse serviço tão essencial”, afirmou o prefeito Dr. Itamar.

A idealizadora do projeto, professora Laura Penha, comemorou a aprovação e destacou o impacto social da iniciativa. “Essa é uma conquista construída com sensibilidade, evidência científica e muita escuta das famílias. A Casa do Abraço é resultado de um esforço coletivo para garantir um atendimento público, multiprofissional e humano a crianças que precisam de suporte especializado para se desenvolverem com dignidade.”

O centro leva o nome da jovem Vitória Vieira, em homenagem simbólica à luta por inclusão e respeito. Com a aprovação do projeto pela Câmara Municipal, a Casa do Abraço passa a integrar de forma permanente a política pública de saúde e assistência do município.

FOTO: IA

About Teresa Cristina [Teka]

Check Also

Governador em exercício vistoria obras e modernização do aeródromo de Goiatuba

O governador em exercício Daniel Vilela vistoriou, na tarde desta sexta-feira (04/07), as obras de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *