A equipe de obstetrícia do Hospital Municipal André Ala Filho, de Caldas Novas, realizou, nesta sexta-feira, 21, um parto cesárea de emergência em uma mulher positiva para Covid-19. O bebê Adrian que nasceu com 47 centímetros e pesando 2,810 quilos passa bem e não está infectado pela doença.
De acordo com a diretora da unidade de saúde, Amábia Lacerda, nesse caso, estudos apontam que separar mãe e bebé no pós-parto pode ser muito prejudicial. “A mãe está amamentando e por isso ela precisa usar máscara e higienizar as mãos ou usar luvas para lidar com o filho, que não está infectado pela doença”, disse.
Amábia explica que o hospital foi preparado para a realização do parto e que nenhum outro paciente teve contato com a mãe. “Após o nascimento, todo centro cirúrgico e corredores foram higienizados. A mãe e o bebê seguem em um quarto de isolamento”, explicou.
A paciente Leidiane Alves, que estava fazendo aniversário no dia em que deu à luz a Adrian, agradeceu a toda equipe pelo cuidado e carinho que recebeu. “Eu me senti segura o tempo todo e sabia que estava em boas mãos”, revelou a mãe.
O prefeito Kleber Marra destacou a importância de se investir em saúde e em bons profissionais. “Em um caso delicado como esse, a equipe estava preparada e como tem ocorrido em toda nossa gestão, deu um show de performance, trazendo com saude o bebê Adrian e dando total segurança à mamãe Leidiane e aos demais pacientes da Maternidade. Parabéns a todos os envolvidos”, disse.
Participaram do parto, a médica Juliene Cristina Ramos, o anestesista Daniel André, o enfermeiro Diogo Pitangui, o Instrumentador João Bueno e o técnico de enfermagem André Luiz. [SECOM]