
A Câmara Municipal de Caldas Novas realizou, nesta terça-feira, 11, a solenidade de lançamento da Escola do Legislativo. Na ocasião, além do ciclo de palestras de orientação sobre os trâmites da Casa de Leis, também foi apresentado o projeto idealizado pelo atual administrador da Casa, Marcelo Miranda e Procuradora, Dra. Raynnara de Moura Souza.
Criada na legislatura passada, pelo então presidente, Andrei Rocha (União Brasil), a Escola do Legislativo está sendo oficialmente implantada nesta legislatura, tendo como principal objetivo desenvolver programas de capacitação e aperfeiçoamento dos servidores da Câmara Municipal. A iniciativa visa também, não apenas instruir, mas integrar o legislativo e sociedade civil demonstrando conceitos que compõe o Regimento Interno até a compreensão dos processos para propositura de matérias, aprovação de leis, requerimentos e demais atividades desenvolvidas no parlamento municipal.
Na oportunidade, o diretor da Escola do Legislativo, Otavio Augusto Amaral, anunciou que “irá buscar parcerias para o desenvolvimento dos programas de ensino, inclusive em parceria com o Executivo”, através da recém-criada, Secretaria de Qualificação – Escola de Governo, ocupada pela psicóloga e educadora, Dra. Gizelia Custódio, que também esteve presente no evento.
Na presença do vice-prefeito, Rodrigo Lima (PRD) o presidente da Câmara, vereador Saulo Inácio (Novo), destacou que é papel do Legislativo ajudar a formar servidores e cidadãos conscientes de sua importância no exercício da democracia. “A Escola do Legislativo é mais uma etapa de ampliação à informação legislativa, fortalecendo o nosso compromisso com a transparência, a integração e a participação popular na Câmara Municipal”, destacou o parlamentar.
A Escola do Legislativo nasce com muita força e, com certeza, servirá de inspiração e modelo para muitas outras Câmaras Municipais, a exemplo de Ipameri, como destacado inclusive, pelo presidente, Alisson Rosa (PP). “A Câmara de Caldas Novas está sendo minha inspiração e referência para que possamos tocar os trabalhos na Câmara de Ipameri”, finalizou.